Em um tempo em que a maioria dos móveis é comprada pronta, a Fundação de Ação Social (FAS) mantém uma marcenaria ativa e produtiva há mais de 30 anos. O setor é responsável pela confecção e reparo de mobiliário não apenas para a própria fundação, mas também para diversas unidades da Prefeitura de Curitiba.
A marcenaria tem um papel importante principalmente para as unidades de acolhimento da FAS, onde há maior demanda por serviços. Quando há necessidade de novos móveis, as unidades entram em contato com a fundação por meio das regionais e a equipe do setor faz uma visita para avaliar a demanda. Entre os itens mais solicitados estão armários e bancadas, que podem ser produzidos no local ou na oficina da marcenaria, que funciona na sede da fundação, no Campo Comprido.
No caso de reparos, o setor é fundamental também para o Disque Solidariedade, serviço da fundação que faz a coleta e repasse de produtos para famílias em vulnerabilidade social de Curitiba. Antes de serem entregues às pessoas atendidas pelo programa, os móveis doados passam por uma revisão na marcenaria, que faz os consertos necessários para garantir que estejam em boas condições de uso.
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, explica que o setor traz muitas vantagens. “O setor produz principalmente móveis planejados, o que garante economia e durabilidade, além de serem funcionais e se encaixarem em cada necessidade”, explica.
Serviços para a Prefeitura
A marcenaria da FAS é a única em funcionamento dentro da estrutura da Prefeitura. Ela já realizou projetos para diversos órgãos municipais, como o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), a Guarda Municipal, os Conselhos Tutelares, os Liceus de Ofícios e Inovação e a Curitiba S/A.
Entre os trabalhos de destaque, está a confecção de móveis para os coworkings públicos da Prefeitura, os Worktibas, em 2017. O projeto desenvolvido pelo Imap reaproveitou pallets, plataformas brutas de transporte e armazenamento que sustentavam as cargas de alimentos adquiridas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
Além disso, a marcenaria produziu camas para as unidades de acolhimento de pessoas em situação de rua durante uma edição da Ação Inverno, além do interior das unidades móveis de atendimento da #CuritibaSuaLinda, do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.
As vans oferecem mapas, roteiros, fotos e descrições de atrações turísticas de Curitiba. Além disso, servem como vitrine para artesanato, design e suvenires da cidade, promovendo canais de venda como a loja #CuritibaSuaLinda e o portal da Feira do Largo da Ordem.
Processo de trabalho
A cada pedido que chega à marcenaria, a equipe realiza visitas técnicas para tirar medidas e avaliar as necessidades. Dependendo do caso, os reparos podem ser feitos no local do pedido ou o móvel é levado até a oficina. Quando um órgão municipal solicita um serviço, ele próprio é responsável pela compra do material necessário para a produção.
Chefe da Marcenaria, Marcelo Vaz da Silva, que trabalha na FAS há quase três décadas, é responsável pela gestão dos materiais, adquiridos via pregão eletrônico para atender à demanda da fundação. Atualmente, a equipe da marcenaria é composta por três servidores da Prefeitura e três terceirizados, entre eles dois marceneiros e um ajudante.
O setor conta com diversos equipamentos essenciais para o trabalho, como topia (para cavidades em madeira), desengrossadeira (para redução de espessura), esquadrejadeira (para cortes), coladeira de borda, lixadeira industrial, furadeira horizontal, compressor de ar e serra horizontal.
Além de contribuir com a sustentabilidade, a marcenaria também faz o descarte responsável dos resíduos. As sobras de madeira dos trabalhos são doadas para uma olaria, que faz o reaproveitamento do material.