Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Noite histórica

Mar de gente comemora ao ar livre em Curitiba triunfo do cinema brasileiro no Oscar

Mar de gente comemora ao ar livre em Curitiba triunfo do cinema brasileiro no Oscar. Curitiba, 02/03/2025. FOTO: Cido Marques/FCC

Cinco mil pessoas, aproximadamente, se reuniram na noite deste domingo (2/3) em frente ao Cine Passeio para celebrar a conquista do Brasil no Oscar 2025. Com gritos de "Brasil, Brasil, Brasil", vuvuzelas e bandeiras, o público acompanhou a premiação em um evento ao ar livre promovido pela Prefeitura de Curitiba, que transmitiu toda a cerimônia na fachada do cinema de rua.

Quando Ainda Estou Aqui foi anunciado como Melhor Filme Internacional, a emoção tomou conta da multidão, tornando a noite quente de carnaval ainda mais especial para os torcedores do cinema nacional. Este é o primeiro Oscar do Brasil, e em uma categoria importante. Melhor Filme Internacional premia longa-metragens produzidos fora dos Estados Unidos e com diálogos em uma língua não inglesa. Tradicionalmente são os europeus quem conquistam essa categoria.

“Esse cinema de rua é um presente que a Prefeitura de Curitiba deu para a população. Essa transmissão é algo ímpar, maravilhoso, e Deus nos deu essa noite incrível. Estou muito emocionada de estar aqui, com 74 anos, para aplaudir Fernanda Torres, Walter Salles e o cinema brasileiro”, disse Auta Resende, jornalista aposentada.

O filme dirigido por Walter Salles concorreu em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva, protagonista da história. A expectativa era grande e na torcida estavam o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior, a presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori, e o superintende da Secretaria Municipal de Comunicação Social e coordenador da Curitiba Film Comission, Gabriel Lopes Assunção.

“O cinema nacional entrou para a história e Curitiba também, como uma das capitais a celebrar com a população essa conquista tão importante e tão significativa para arte brasileira. O evento foi lindo, organizado e o público abraçou o Brasil e o cinema da cidade é quem mais ganha”, destacou Marino. 

Festa linda e tranquila

Desde às 18h, o público começou a ocupar a Rua Riachuelo, bloqueada entre as ruas Carlos Cavalcanti e Treze de Maio para trânsito de veículos. À medida que a noite avançava, o espaço ficou pequeno e a celebração se estendeu até a Praça Dezenove de Dezembro, transformando a região em um verdadeiro mar de gente.

Thiago Oliveira da Rosa, operador de logística, levou uma cadeira de praia para se sentar e a bandeira do Brasil para dar sorte. “Achei a organização incrível. Todo mundo animado, brincando e torcendo muito pelo Brasil. Uma festa linda e tranquila”, comentou.

Para entreter o público, que permaneceu firme até a 1h da manhã, o ator Fábio Silvestre, de traje a rigor, narrou a cerimônia e fez brincadeiras com o público. Antes da premiação, a animação ficou por conta de um concurso de sósias de Fernanda Torres e Selton Mello, astros do filme.

Curitiba no filme

Ainda Estou Aqui também tem forte presença curitibana. O roteiro foi adaptado pelos curitibanos Murilo Hauser e Heitor Lorega, a partir do livro do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice Paiva. Além disso, o elenco conta com talentos locais como Marjorie Estiano, Lourinelson Vladmir e Luiz Bertazzo. 

Outro destaque é a empresa curitibana Lab: Lab Analógico, referência na revelação de filmes, que contribuiu com a restauração de imagens de época exibidas no longa.