Nos cinco primeiros meses do ano, o trabalho da Prefeitura foi responsável por mais de 1,3 mil quilômetros de pavimentação tapa-buraco em todas as regiões da cidade. Dá uma média de 260 quilômetros recuperados todos os meses.
“É um trabalho que precisa ser feito de maneira regular para manter as vias em condições de segurança e conforto”, diz o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.
“Além da manutenção periódica, a cidade conta com um amplo programa de pavimentação, pelo qual o asfalto é completamente substituído, melhorando a qualidade da via e diminuindo a necessidade de manutenção.”
As operações tapa-buraco são especialmente importantes nos períodos pós-chuvas – recentemente, a precipitação foi intensa na capital, com vários dias seguidos de chuva, além de volume intenso.
A água favorece o surgimento de buracos, pelo desgaste maior que ocorre nas reentrâncias da via. Além disso, a chuva impede que o trabalho de manutenção seja realizado pelas equipes, já que o asfalto não pode ser aplicado se há muita umidade.
O superintendente de Manutenção Urbana da Secretaria de Governo Municipal, João Carlos Vidal Filho, explica que com as chuvas a demanda cresce ao mesmo tempo em que fica reprimida (pela impossibilidade de realizar o trabalho).
Melhoria contínua
Além do trabalho de manutenção, o município desenvolve um amplo programa de pavimentação que já chegou a mais de 650 quilômetros de ruas, com asfalto completamento novo – a nova estrutura diminui a necessidade de manutenção. O programa contempla também o asfalto nas ruas remanescentes de saibro da cidade.
“Na medida em que Curitiba tem cerca de 4.600 quilômetros de vias, é importante que o trabalho seja conjugado, com manutenção adequada e com melhoria mais robusta trazida pelo asfalto novo “, diz Vidal.
O trabalho de implementação do asfalto faz parte das obras de grande porte da cidade; exige um volume de recursos muito maior e, portanto, financiamentos, que podem vir do próprio município, de empréstimos ou repasses.
Como solicitar o serviço
A população pode solicitar a manutenção de tapa-buraco pela Central 156, que fica disponível 24 horas e pode ser acessada pelo telefone, app ou site.
Os pedidos para implantação de asfalto novo também podem ser feito por meio do Fala Curitiba.