Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na readequação do sistema de drenagem em um trecho da Avenida Paraná, no cruzamento com a Desembargador James Portugal, no bairro Santa Cândida. O serviço é para restabelecer a galeria pluvial afetada pelas fortes chuvas do período, interromper um processo de erosão na via e prevenir situações de alagamentos na área.
Iniciados há uma semana, os trabalhos devem ser finalizados nos próximos dez dias, dependendo das condições do clima. A manutenção da estrutura que serve para captar, transportar e drenar a água da chuva precisou aguardar a retirada de um poste, feita pela Copel, para evitar o risco de queda e seguiu com o uso de uma escavadeira para escavar 3 metros de profundidade, até que fosse possível alcançar a tubulação que precisava de reparo.
Além da substituição dos tubos, de 40 cm de diâmetro, a equipe está executando uma nova caixa de ligação de concreto armado. Para a execução dos trabalhos,durante o dia há bloqueio total da Avenida Paraná, no trecho entre as ruas Desembargador James Portugal e Oswaldo Portugal Lobato. O local está sinalizado.
“A chuva provocou deslocamento de parte da estrutura, que agora está substituída e receberá também uma nova caixa de ligação para complementar o sistema de drenagem”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Pelos bairros
Serviços semelhantes, de manutenção, recuperação e sistemas de drenagem e limpeza e desassoreamento de rios, córregos e canais estão em andamento pelos bairros.
“Trata-se de uma ação contínua, que integra o programa Curitiba Contra Cheias, que foi intensificado desde o último trimestre do ano passado para preparar a cidade aos efeitos da chuva de verão”, diz o diretor do departamento de Pontes e Drenagem, Ubiratan Cardoso.
O cidadão pode pedir à Prefeitura serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e caixas de captação pela Central 156 e pelo programa Fala Curitiba.
Contra as Cheias
O Curitiba Contra Cheias, coordenado pela Secretaria Municipal de Obra Públicas (Smop), reúne medidas para o enfrentamento dos desafios associados às mudanças climáticas. A partir de ações coordenadas e investimentos estratégicos, a cidade busca mitigar os impactos das chuvas intensas, proporcionando maior segurança e resiliência à população.
O programa envolve medidas como a ampliação, modernização e manutenção da infraestrutura de drenagem, planos de contingência eficientes e campanhas e ações de conscientização da comunidade, incentivando práticas sustentáveis e a participação ativa dos cidadãos na prevenção de enchentes.