A ponte da Rua Aracaju sobre o Córrego Teófilo Otoni, no Cajuru, ficará mais segura. A Secretaria Municipal de Obras Públicas está, desde segunda-feira (14/2), fazendo a manutenção da estrutura viária de madeira que faz a ligação da via entre as Ruas Florianópolis e Teófilo Otoni. Interditada desde o início dos serviços, a previsão é de que a passagem seja liberada para carros e pedestres nesta sexta-feira (18/2).
Com a nova ponte a rua, já contemplada com obras de requalificação do pavimento, garantirá mais conforto e qualidade de vida aos moradores.
As equipes estão trabalhando na substituição e reforço das pranchas de madeira da parte superior da ponte, por onde passam os veículos. São 12 metros de novo tablado para requalificar a estrutura que estava desgastada pelo tempo. Após a mudança das pranchas será realizado o acabamento no asfalto para nivelar a estrutura à via.
“Nossa equipe de engenharia identificou a necessidade de se fazer a manutenção da estrutura que apresentava risco. Com a intervenção ampliamos a vida útil da ponte que é muito utilizada na região e com isso os moradores têm preservados o acesso e travessia em segurança”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Do portão de casa, o autônomo Tiago dos Santos Ferreira acompanha com satisfação a fase final do serviço de manutenção. “A nova ponte ficou muito boa, bem-feita e reforçada para garantir passagem segura para todos. Completa as melhorias que foram feitas na rua no ano passado, com a colocação de novo asfalto”, disse Ferreira.
A Rua Aracajú está entre as 1.137 vias da cidade contempladas com o Programa de Recuperação da Malha Viária que, desde 2017, assegurou 650 quilômetros de asfalto novo nos bairros das dez Administrações Regionais. Na Rua Aracajú são 1.080 metros de novo asfalto a partir de intervenções realizadas em três diferentes trechos: entre as ruas Niterói e Sebastião Marcos Luiz, executada em 2019; no trecho entre as ruas Florianópolis e Niterói, em 2020 e por fim, no ano passado, entre a Avenida Florianópolis e a Rua Roraima.
Xaxim
No outro lado da cidade, no Xaxim, são os moradores da Rua João Pedro Lucca que comemoram a manutenção da passarela de pedestres sobre o Ribeirão dos Padilhas. A estrutura que liga a Vila Esmeralda ao Jardim Europa também foi recuperada pela Smop. Os serviços iniciaram na segunda-feira (14/2) e foram concluídos nesta quinta-feira (17/2).
A passarela foi desmontada e totalmente reconstruída com madeira nova, em 14 metros extensão, dois metros maior do que a antiga que tinha 12 metros. Para conter o processo de erosão que danificou a antiga passarela foram construídas estruturas de concreto que apoiam o vigamento dos dois lados para conter o processo de deterioração do solo.
A nova passarela tem 1,5m de largura, foi construída com longarinas de cambará e vigas de eucalipto de 12m e pranchas de 2 polegadas.
O diretor do Departamento de Pontes e Drenagem, Augusto Meyer Neto, que coordena os serviços de manutenção em pontes e passarelas, destaca que a cidade é cortada por vários rios e córregos, razão pela qual o trabalho de reforma e reconstrução dessas estruturas é constante. “Somente no ano passado, fizemos a manutenção em 75 passarelas e 11 pontes de madeira”, frisou Meyer Neto.
A costureira Ivonete Varella Rogalski, moradora do local há 12 anos, aprovou o resultado da manutenção da ponte. “Foi uma ação rápida que nos devolveu uma passarela segura para a travessia. E agora que foi alargada permitirá a passagem com mais conforto”, contou a moradora.
Solicitar manutenção
A população pode solicitar reparos e manutenção em pontes e passarelas de concreto, metal ou madeira, sobre os rios ou córregos da cidade. A solicitação pode feita pela Central 156, por telefone ou aplicativo. Para isso, é importante que o cidadão indique o endereço o mais completo possível do local, como o nome das ruas transversais.