Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade bem cuidada

Manutenção chega a 2,5 mil quilômetros de vias e 16,5 milhões de m² de áreas

Obras de manutenção urbana - Tapa buraco no asfalto da Rua João Reboli no bairro Santa Cândida - Curitiba, 17/10/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Nos nove primeiros meses do ano, o serviço de manutenção urbana de Curitiba foi responsável por 2,5 mil quilômetros de recuperação de pavimento nas ruas, por meio das operações tapa-buracos.

Além disso, o trabalho de preservação da estrutura e espaços públicos a cargo da Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria Municipal de Governo Municipal (SGM) inclui também roçadas, que foram feitas em 16,5 milhões de metros quadrados (o equivalente a 2,1 mil campos de futebol), e reparos em 511 quilômetros da estrutura de escoamento das águas da chuva (a chamada microdrenagem, que contempla limpeza de caixas de captação e consertos que garantem o escoamento adequado da água).

O trabalho, feito de maneira permanente na cidade, é fundamental para manter a estrutura eficaz e em boas condições de uso.

Programas

Curitiba tem cerca de 4.600 quilômetros de vias pavimentadas. Além da manutenção, necessária principalmente nas vias com pavimento mais antigo, a cidade desenvolve um amplo programa de implementação de asfalto novo, totalizando mais de 690 km de asfalto novo nas ruas de maior movimento, melhorando dessa forma a qualidade e durabilidade do pavimento, e também um programa de macrodrenagem (fundamental para evitar enchentes).

Chuva complica

O superintendente de manutenção, João Carlos Vidal Filho, chama atenção para o impacto dos períodos de chuva – como os que a capital vem registrando – no cronograma da manutenção.

A chuva causa impacto duplo nos serviços. Por um lado, impede o trabalho. A aplicação de asfalto, por exemplo, não pode ser feita em solo molhado. Além disso, também aumenta a incidência dos buracos, por causa da infiltração de água nas reentrâncias da via, principalmente nos pavimentos mais antigos.

A chuva ainda inviabiliza as roçadas, que só podem ser feitas em dias secos.  A estrutura de microdrenagem, por sua vez, recebe uma sobrecarga com as chuvas, que levam mais detritos para as bocas de lobo e caixas de captação, exigindo limpeza mais intensa.

Com o fluxo mais constante e intenso de água, e estrutura de microdrenagem também requer mais atenção para casos de pequenas erosões de pequeno, que precisam de reparos.

“Após um período de chuvas, sempre temos de correr um pouco mais para atender a demanda que fica reprimida e, portanto, aumentada”, diz Vidal, que coordena o trabalho nas dez regionais da cidade, feito por meio dos Distritos de Manutenção Urbana.

Solicitação

A população pode solicitar os serviços de manutenção pela Central 156, que fica disponível 24 horas e pode ser acessada pelo telefone, app ou site.

Os pedidos para implantação de asfalto novo também podem ser feito por meio do Fala Curitiba.

Veja mais