O número de imóveis isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é maior em 2024. Passou de 127 mil em 2023 para 135 mil neste ano, volume que representa 14% dos 966 mil imóveis tributáveis da cidade. Os isentos serão informados pelos avisos de lançamento que começam a ser entregues nesta terça-feira (20/2), pelos Correios, que não há valores a pagar. Também é posssível conferir pelo Curitriba App e pelo site da Prefeitura de Curitiba.
São isentos os imóveis com valor venal até R$ 232 mil, de padrão popular e área construída inferior a 70 metros quadrados. Também têm direito à isenção clubes filiados à Federação Paranaense de Futebol Amador, ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, e consulados. Confira aqui mais informações.
Como solicitar
Para solicitar a isenção, todos os procedimentos são pela internet. O pedido deve ser feito, exclusivamente, via Processo Eletrônico de Curitiba (Procec). Além do protocolo, o contribuinte irá anexar toda documentação exigida, e depois pode acompanhar o trâmite, já que a plataforma tem o registro sistêmico das informações. Saiba detalhes do Procec (como se cadastrar e fazer uso da ferramenta) acessando a página que trata do assunto.
No ano passado, por conta da atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), o número de imóveis isentos já havia subido de 82 mil para 127 mil.
Vencimento
Para quem não tem direito à isenção, o vencimento do IPTU 2024 é em 20 de março para pagamento à vista, com desconto de 10%, e também da primeira parcela. O IPTU também poderá ser parcelado em dez vezes, entre março e dezembro de 2024.