Dois belos parques da região norte da cidade receberam reforço na iluminação e estão mais seguros para os visitantes aproveitarem os fins de tarde quentes de verão para caminhadas e atividades de lazer. A Prefeitura de Curitiba modernizou os sistemas de iluminação dos parques Vista Alegre, na Regional Santa Felicidade, e Barreirinha, na Regional Boa Vista.
Nos dois espaços lâmpadas convencionais foram substituídas por luminárias em tecnologia LED que são sustentáveis, mais econômicas e oferecem melhor qualidade luminotécnica. A troca dos equipamentos foi coordenada pela equipe do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras.
“Seguimos trabalhado para modernizar o sistema de iluminação da cidade e tornar os locais mais seguros nos bairros, a exemplo do que acontece nos parques Vista Alegre e Barreirinha”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Parque Vista Alegre
No parque do bairro Vista Alegre, no cruzamento das ruas Gardênio Scorzato e Luiz Leduc, as mudanças promoveram redução de 70% da potência instalada, mesmo garantindo mais luminosidade.
Nos postes metálicos que iluminam as pistas de caminhada foram substituídas 21 luminárias de 100W de potência por modelos LED de 40W. Para receber os visitantes com mais segurança, o estacionamento recebeu oito projetores LED de 90W, em substituição aos antigos que eram convencionais, de 400W. Outras melhorias no espaço foram a revisão de circuitos, comandos e instalação de aterramento nos circuitos.
De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública, da Smop, Tony Malheiros, a programação dos serviços é direcionada pela população, que apresenta à Prefeitura o que considera as prioridades locais.
“As melhorias foram implantadas para atender aos pedidos da comunidade que solicitava mais luminosidade para ampliar o conforto e a segurança nos parques”, completa Malheiros.
Parque Barreirinha
Localizado na Avenida Anita Garibaldi, o Parque Barreirinha, no bairro de mesmo nome, é o segundo parque municipal mais antigo de Curitiba (o primeiro é o Passeio Público, de 1866, e o Barreirinha foi criado em 1959). Para evidenciar as belezas da área de preservação e assegurar mais conforto aos frequentadores, também foram realizadas melhorias na iluminação.
Nos postes metálicos que iluminam as pistas de caminhada e em frente à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, no interior do parque, foram substituídas 47 luminárias convencionais de 100W de potência por unidades LED de 40W. No estacionamento, 3 luminárias de 150W deram lugar a modelos LED de 60W.
Já na área de estar, onde ficam o parquinho e a academia ao ar livre, foi feita a revisão de circuitos, comandos e instalação de aterramento nos circuitos. As mudanças implicaram na redução aproximada de 70% da potência instalada, com melhores resultados de luz no local.
Sistemas modernizados
Os dois parques integram um conjunto de espaços públicos cujos sistemas de iluminação estão sendo modernizados. Somente no ano passado, 87 logradouros públicos, como praças, parques, jardinetes e largos, foram atendidos com implantação ou revitalização de iluminação pública. Somados aos anos anteriores, são 773 espaços contemplados desde 2017.
A cidade possui aproximadamente 160 mil pontos de iluminação pública distribuídos nos bairros e, a partir do programa de modernização, já assegurou a substituição de mais de 84 mil luminárias convencionais (53,37% dos equipamentos) por LED.