Até o próximo dia 17, a Prefeitura de Curitiba terá fornecido mais de 952 mil kits de alimentação às famílias de crianças e estudantes da rede municipal de ensino. O fornecimento garante a alimentação dos alunos durante a pandemia do novo coronavírus, pois desde 23 de março as aulas presenciais estão suspensas.
Também são entregues as atividades pedagógicas.
“Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal da Educação se estruturou rapidamente para o ensino remoto, garantindo o ensino com as videoaulas e atividades pedagógicas e também zelando pela segurança alimentar, fornecendo os kits às famílias”, afirmou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
A última entrega do ano – que é realizada sempre por regionais - começou nesta sexta-feira (11/12) pelo Cajuru e Boqueirão.
No sábado e domingo não há fornecimento, que recomeça na segunda (14/12), segundo o cronograma abaixo.
Na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no Cajuru – que completa este ano 50 anos de fundação -, mais de 1,3 mil kits serão entregues ao longo desta sexta-feira (11/12).
Mari Brito, avó do estudante Diego, do 6º ano, foi cedo buscar a cesta, que ela considera muito boa. “Ajuda bastante, vem vários itens”, comenta. Segundo a avó, o neto tem realizado as atividades pedagógicas com dedicação. “Ele acompanha direitinho as videoaulas pelo YouTube e faz as atividades”, conta Mari.
A diretora Roseli Percegona destacou os kits pedagógicos. “São preparados com dedicação para cada turma e, como é final do ano, temos algumas novidades para os estudantes agora em dezembro”, contou.
Cuidados na hora da retirada
Têm direito ao kit famílias de crianças e estudantes matriculados em escolas, CMEIs e Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados. Neste último caso o fornecimento é exclusivo para quem é atendido nas vagas do contrato de prestação de serviços com a Prefeitura de Curitiba.
No momento da retirada, o responsável pela criança matriculada precisa apresentar o CPF ou a carteira de identidade.
Também precisa ter em mãos o nome do estudante matriculado e nome da instituição de ensino, para a conferência de dados.
É obrigatório o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social.
TV Escola Curitiba
Ao longo deste período de pandemia, as crianças e estudantes têm acesso aos conteúdos por meio das videoaulas da TV Escola Curitiba e da realização de atividades pedagógicas, que são disponibilizadas nas unidades a cada 15 dias.
As aulas vão ao ar pela TV aberta, nos canais da Paraná Turismo, 9.2 UHF, ou Rede Massa (4.2).
É necessário antena para acessar o canal. Quem preferir também pode acompanhar as aulas pelo YouTube.
Estão disponíveis propostas da educação infantil e videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, literatura, direitos humanos e família, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aos sábados, as aulas são com adaptações metodológicas e intérprete de Libras.
Desde 30 de novembro e até 18 de dezembro, quando se encerra o ano letivo, estão sendo veiculadas videoaulas com intensivo de alfabetização de Língua Portuguesa e Matemática, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com conteúdos que foram trabalhados ao longo deste ano letivo de 2020.
Na TV aberta, a programação especial vai ao ar depois da proposta da pré-escola (que passa para 45 minutos ao invés de uma hora e meia), das 12h45 até 13h30. E, de tarde, tem intensivo das 17h30 às 18h15 (o pré vai das 18h15 às 19h).
No YouTube, essas videoaulas estarão em arquivos à parte dos demais componentes curriculares, em playlist específica chamada “Intensivo”.
As aulas seguem suspensas nas unidades até o final deste ano letivo, dia 18 deste mês.
Cronograma de dezembro:
Dia 11/12: Cajuru e Boqueirão
Dia 14/12: Boa Vista e Santa Felicidade
Dia 15/12: Bairro Novo e Portão
Dia 16/12: CIC e Matriz
Dia 17/12: Tatuquara e Pinheirinho