Em uma ação conjunta promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) e a Alcance Social, 710 trabalhadores compareceram nesta quarta-feira (19/6) à Igreja Alcance Curitiba, no bairro Portão, em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Realizado das 9h às 16h, o mutirão ofereceu 1.500 vagas de emprego em 25 empresas, incluindo 300 para aprendizes.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, esteve na abertura do evento, quando deu boas-vindas e desejou sorte aos trabalhadores que chegaram cedo ao local. Antes do início do mutirão, mais de 200 pessoas já aguardavam na fila para atendimento.
“Os mutirões de emprego promovidos pela Prefeitura oferecem oportunidades para todos. O primeiro passo para a dignidade social é o emprego, pois ele permite que as pessoas saiam de casa, possam formar suas famílias e ter uma vida digna”, afirmou Pimentel.
Pimentel, acompanhado pelo pastor da comunidade Alcance, Marciano Ortencio, e pelo diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, incentivou os trabalhadores a participarem também do programa Liceu de Ofícios e Inovação, que oferece cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional.
Ortencio destacou a importância da ação para a comunidade. “Nosso objetivo é servir a comunidade, não só os membros da igreja, mas os cidadãos de toda a cidade. Que todos saiam daqui empregados”, disse.
Esperança
Apesar de morar em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, o curitibano Geiel Junior da Silva Ribeiro, 24 anos, chegou cedo ao mutirão, antes do início do atendimento. Ele contou que tem experiência nas áreas de reposição de mercadorias, açougue, cozinha e logística, mas também procura vagas como auxiliar de produção e ajudante de motorista. “Quero sair daqui empregado. Cheguei vitorioso e quero sai mais vitorioso ainda “, disse ele.
Juan Felipe Moreira da Silva, 18 anos, foi ao mutirão em busca do primeiro emprego e foi atendimento da equipe do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Ao lado da mãe, Delise, ele contou que gostaria de ser contratado como aprendiz para que o horário de trabalho não interfira nos estudos da faculdade de Administração.
Empresas e oportunidades
Participando pela primeira vez de um mutirão promovido pela Prefeitura de Curitiba, o Grupo Almaviva do Brasil, de São Paulo, esperava contratar 15 trabalhadores para a área de vendas externas.
A gerente regional da empresa, Mariane Serrato, destacou a importância da ação para a contratação rápida e eficiente de candidatos. “Participamos de mutirões em outros municípios, pois consideramos que são uma boa oportunidade de entrevistar vários candidatos em um só local e em um curto período de tempo”, explicou.
Lucas Costa Nunes, analista de recrutamento da RH Agilidade, contou que a empresa participa frequentemente de mutirões da Prefeitura com resultados positivos. Na ocasião, a empresa oferecia 53 vagas para operador de caixa.
Organização e palestra
Pela manhã, os trabalhadores assistiram a uma palestra de Sérgio Frogel, que abordou comportamento, formação de carreira profissional e sua trajetória de aprendiz a empresário.
O mutirão contou ainda com a participação de Mercure Curitiba Batel, Balaroti Materiais de Construção, MMG Sindicato, Icomon Tecnologia, Softmarketing, Tecnolimp, Bellinati Perez Advocacia, Pontual Serviços, Condor, Droga Raia, Festval, Imediatta RH, Lojas Colombo, Grupo Muffato, Pantucci, Risotolândia, Econet Editora e Consultoria Empresarial, Grupo Madero, Grupo Guia RH, DLS Telecom, Nível Engenharia e Vico Soluções.