Mais de 70% das 503 obras e serviços mais votados na história do premiado programa de consultas públicas Fala Curitiba já foram entregues pela Prefeitura e estão em uso pela população. Essas realizações podem ser acompanhadas por meio do site próprio, que traz um panorama desde as ações concluídas até o que está em andamento ou vai começar.
Para conhecer o status atual de cada demanda, basta abrir o site. No alto da página, é só clicar em “Prioridades, Andamento e Informações” e, depois, em “Prioridades Eleitas”. Lá estão as demandas mais votadas, organizadas por ano de realização de cada Fala Curitiba e em cada uma das 10 Regionais da cidade. Além disso, também é possível consultar as sugestões consideradas tecnicamente inviáveis e a explicação para cada uma delas.
Por dentro do Fala Curitiba
Lá estão as 503 ações que obtiveram as maiores votações no Fala Curitiba, garantidas por 153 mil participações de moradores. Por isso, desde 2017, esse conjunto de obras e serviços ganharam o direito de figurar na LOA – a Lei Orçamentária Anual, que garante a execução de tudo o que está previsto nela.
Entre todas as prioridades, 364 (72%) já foram entregues pela Prefeitura, 109 (22%) estão em andamento e 30 (6%) vão começar em breve. “São obras e serviços de políticas públicas diversas, de asfalto e galerias com maior capacidade de vazão a quadras esportivas em escolas e atrações culturais”, explica o presidente do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), Alexandre Matschinske. O Imap coordena o Fala Curitiba.
Participação que dá frutos
É comum, segundo Matschinske, o público não saber que aquele sinaleiro - que facilitou a travessia no cruzamento situado no caminho de todo dia - tem a assinatura do Fala Curitiba. “As pessoas que ainda não acompanham o Fala Curitiba usam, mas nem fazem ideia de que aquele bem público está ali porque a população se organizou e conseguiu, junto à Prefeitura, que ele fosse implantado”, explica.
Exemplos de frutos do Fala Curitiba estão por toda a cidade. É o caso das calçadas no entorno do Colégio Maria Aguiar Teixeira, no Capão da Imbuia, na Regional Cajuru, e as atividades culturais levadas à Praça da Colonização Menonita, no Boqueirão, e no Parque dos Tropeiros, na CIC.
Na área de infraestrutura, está começando na Regional Boqueirão a obra da galeria de águas pluviais na Rua Waldemar Loureiro de Campos, no Xaxim. No Ganchinho, já começa a ganhar contornos o parque linear com área de lazer para o bairro, que fica na Regional Bairro Novo. Ainda no Boqueirão, tornaram-se realidade os binários entre as Ruas João Soares Barcelos/Oliveira Viana e entre as Ruas Coronel Luiz José dos Santos e Salvador de Ferrante.