Neste ano de 2024, 500 projetos e 1.182 profissionais da Educação participaram do Projeto Pesquisa-Ação na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.
A orientação dos projetos ficou sob a responsabilidade dos professores de seis Instituições de Ensino Superior (IES): Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e da Cultura, Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Estadual do Paraná, Uninter Educacional e a Dom Bosco Ensino Superior.
Criado em 2022 pela Secretaria da Educação, a cada ano o PAE viabiliza a continuidade das pesquisas iniciadas no ano anterior, bem como o início de novas propostas.
O PAE permite aos professores da rede o desenvolvimento profissional e científico, por meio de investigações, estudos e pesquisas, concretizando um processo de articulação entre a SME e as IES credenciadas.
“É a pesquisa da prática, um casamento perfeito que traz luz para muitas das nossas questões do dia a dia”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Participam do PAE os profissionais do magistério municipal em efetivo exercício nas unidades educacionais, professores e pedagogos, da educação infantil, do Ensino Fundamental, da educação especial e da EJA.
Os interessados apresentam projetos, individualmente ou em grupos de até três componentes, em consonância com o plano de ação da unidade educativa e que possuam efetiva aplicabilidade com as crianças e estudantes.
Os profissionais participantes do projeto recebem subsídios teóricos e metodológicos, aliando ensino-pesquisa-extensão, para analisarem, reavaliarem e efetivarem as propostas indicadas nos projetos de forma a possibilitar diferentes experiências às crianças/estudantes, por meio de metodologias inovadoras.
Nesta segunda-feira (2/12) foram iniciadas as apresentações dos projetos, no Teatro Bom Jesus, que seguem até esta quarta-feira (4/12).
A diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP), Estela Endlich, destaca que os eventos proporcionam momentos de reflexão sobre a pesquisa-ação.
“Esse compartilhamento enriquece muito nossas práticas e dá visibilidade a todo trabalhado realizado ao longo do ano”, disse Estela.