Fechado desde 9 janeiro para uma reforma de acessibilidade, o Memorial de Curitiba, no bairro São Francisco, será reaberto ao público neste domingo (18/2). Para marcar o retorno, a escola de samba Acadêmicos da Realeza, vencedora do Carnaval de Curitiba 2024, será a grande atração da festa, às 12h20.
O complexo cultural da cidade passou por uma renovação que proporciona acessibilidade aos visitantes.
Uma das principais mudanças é a instalação de uma faixa contínua de piso acessível na Praça Iguaçu, no térreo, que agora conta com um revestimento adequado para receber pessoas com mobilidade reduzida.
A iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba tem projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Também para garantir que todos possam desfrutar das apresentações, uma plataforma elevatória será instalada em breve no palco da Praça Iguaçu, possibilitando acessibilidade para os artistas em eventos cênicos e musicais.
A festa
A festa de reabertura começará com um esquenta protagonizado pelo coletivo Pernoite de Samba, que promete animar o público com suas marchinhas carnavalescas. Em seguida, a grande campeã do carnaval curitibano, Acadêmicos da Realeza, entrará em cena, levando o brilho e a energia de seu desfile vitorioso.
A Acadêmicos da Realeza conquistou o título deste ano com o enredo Ecos de Zumbi, destacando a presença afro na história da cidade. Essa vitória, após dez anos do último título, reforça o talento e a dedicação das escolas de samba locais, que contribuem significativamente para a riqueza cultural de Curitiba.
Tesouro no Largo da Ordem
Inaugurado em 1996, na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito, o Memorial de Curitiba é um verdadeiro tesouro que preserva a história da cidade. Com arquitetura moderna, o edifício abriga importantes obras, incluindo os altares retábulos da Matriz de Curitiba, datados do século 18, na Capela dos Fundadores, e esculturas permanentes de renomados artistas como Poty Lazzarotto, Zaco Paraná, Ricardo Todd e João Turin.
Além de ser um espaço de preservação cultural, o Memorial também é usado para uma variedade de eventos, como seminários, palestras, oficinas, congressos e lançamentos de livros, destacando sua importância como centro cultural e educacional para a comunidade curitibana.
O Memorial de Curitiba pode ser visitado de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 15h.