A Prefeitura de Curitiba está ampliando o atendimento a crianças de zero a três anos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Com a contratação, até agora, de 121 novos professores de educação infantil pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), 14 turmas já foram abertas, e na próxima semana serão mais 15 turmas de berçário, o que beneficia 667 crianças. A prioridade de ampliação de vagas é para turmas de berçários 1 e 2 e maternal 1 e 2.
Nas últimas semanas, os professores estão sendo chamados, em grupos, para assinar o contrato individual de trabalho. O documento é válido por um ano. Na sequência, participam de formações antes de assumirem as funções nas unidades.
Atender a população
Segundo a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, as contratações por tempo determinado serão para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. “Precisamos de profissionais para atender a demanda em nossas unidades”, afirmou a secretária.
“Um dos objetivos da gestão é ter todos os CMEIs em funcionamento. Estamos felizes com a possibilidade de atender a nossa população”, disse Maria Sílvia.
Nesta quinta-feira (26/9), um grupo de 60 profissionais participa de formação do Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) da Escola Batel, no Centro.
Formação
“Nas formações iniciais abordamos as atribuições dos professores de educação infantil na nossa rede, as necessidades e as rotinas de todas as turmas, desde o berçário até o pré, pois eles poderão atuar em qualquer uma das turmas”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino.
A professora Adriana Cristina Milioranca está desde o dia 12 no CMEI Heloina Greca, no Pilarzinho, inaugurado em abril deste ano. Antes, ela trabalhou como pedagoga por 12 anos em uma unidade contratada da Prefeitura, no Bairro Alto.
“Estou encantada aqui. Aprendi a entender o que é a infância dentro da rede e agora estou muito feliz. Aqui tem respeito à infância, tem organização”, contou a professora.
“Nossa responsabilidade é grande enquanto educadores, muito importante para a construção de saberes dessas crianças”, comentou Adriana.
Os professores contratados pelo PSS, denominada contratação por regime especial, assinam o contrato por um ano e poderão ter o vínculo renovado por mais um período.
A seleção do PSS foi feita por uma comissão, com base nos requisitos do edital e na experiência dos participantes.