A Prefeitura de Curitiba recebeu seis propostas para a execução das obras de dois novos lotes do Programa de Aumento de Velocidade e Capacidade do Inter 2, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os envelopes foram abertos em sessões públicas realizadas nesta terça-feira (17/10), no Auditório da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), São Francisco.
Para a implantação do viaduto entre a Victor Ferreira do Amaral e a Rodovia João Leopoldo Jacomel, na divisa de Curitiba com Pinhais e, também, a rotatória com duas pontes entre as duas pistas, foram recebidas quatro propostas: Trail Infraestrutura; Castilho Engenharia; Consórcio TC-Ferreira do Amaral, formado pelas empresas TCE Triunfo e Compasa do Brasil; e a Viaplan Engenharia. Na classificação por menor preço, a empresa Castilho Engenharia ficou em primeiro lugar com a oferta de R$ 68.797.561,50 pelo lote. O valor original do edital era de R$ 70.989.733,49.
Já para a execução das obras de readequação viária na região do Portão e Vila Izabel, com intervenções nas ruas Hugo Kinzelmann, Estanislau Pampuche, Dep. Heitor Alencar Furtado, Major Heitor Guimarães, Gal Mario Tourinho e Saldanha Marinho, avenidas Pres. Arthur Bernardes e República Argentina e ruas Prof. Doracy Cezzarino, Francisco Klemtz, Padre Leonardo Nunes, Alvaro Vardânega, Sylvio Zeny, Francisco Frischmann, Arion Niepce da Silva, Engº Niecpe da Silva e Tamoios, foram apresentadas duas propostas: uma pela Trail Infraestrutura e outra pelo consórcio TC-Jerusalém, formado pela TCE Triunfo e Compasa do Brasil. O consórcio TC-Jerusalém fez a melhor oferta, com o valor de R$ 81.687.772,54, com desconto aproximado de 3% no valor do edital (R$ 84.328.340,43).
Em ambos os processos, a comissão especial de licitação, composta por servidores da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Smop e Secretaria Municipal de Finanças (SMF), vai avaliar as propostas técnicas das concorrentes e os documentos de habilitação. “Há fases que passam pela não objeção do BID e isso exige um prazo maior para declaração dos vencedores”, explica Josiel Ceccon, integrante da comissão e diretor administrativo financeiro da Utag.
Com o andamento dos prazos legais, os vencedores devem ser conhecidos em até 45 dias. A expectativa é que as intervenções comecem em janeiro de 2024. Depois de assinados os contratos, as empresas vencedoras terão 540 dias para a conclusão das obras.