Que tal ler um livro sentado em almofadas no meio da praça? E ainda aprender a fazer brinquedos ou conhecer o kamishibai, o teatro de papel japonês? Em Curitiba, isso é possível. A Biblioteca Hideo Handa, que é o Farol do Saber da Praça do Japão, oferece tudo isso, de manhã e de tarde, ao longo da semana.
“A ideia é quebrar aquele conceito de biblioteca fechada e silenciosa, com rodas de leituras para bebês, crianças e as oficinas de brinquedos confeccionados com galhos, folhas e flores encontradas na própria praça”, explica a agente de leitura Kelem Motta Becker.
As crianças aprovaram. Isis Lorena, 4 anos, se encantou com a possibilidade de fazer uma boneca com galhos secos. “A flor é a saia”, avisou, referindo-se a uma azaleia.
A Biblioteca Hideo Handa é famosa pelas oficinas de origami, que já ensinaram a muitos curitibanos a arte da dobradura. Agora, as atividades foram para o jardim. “As famílias têm gostado, temos bebês que ouvem histórias todos os dias. Só não saímos se chove”, relata Kelem.
As atividades ofertadas gratuitamente nesse e nos demais Faróis de praça da cidade integram o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade.
Folia
Até o fim do mês, os faróis também têm programação especial alusiva ao Carnaval.
No Farol das Cidades, próximo à Ópera de Arame, tem histórias e oficinas de máscaras de papel machê. E nesta quinta (16/2) tem o Baile de Carnaval no Farol, das 14h30 às 16h.
No Farol Antonio Machado, na Barrerinha, a quinta traz exibição do vídeo “As fantasias de carnaval da Turma da Mônica”, às 10h e às 14h.
No Emílio de Menezes (Bigorrilho), na sexta (17/2), às 14h, tem oficina de confecção de máscaras.
“Toda a programação é pensada para as crianças e a comunidade. As famílias podem optar por jogos de tabuleiro, ouvir histórias, aprender uma nova habilidade nas oficinas, e ainda emprestar livros”, lembra a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Serviço: Faróis do Saber em praças e bibliotecas temáticas
Horário: 8h às 17h
Veja aqui a lista de todos os Faróis de praça.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.