Curitiba Açu. Em tupi-guarani, Grande Curitiba. Esse é o título do livro lançado nesta quarta-feira (18/12) pela Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana da Prefeitura de Curitiba. A publicação, com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), foi apresentada oficialmente durante a sessão da Câmara Municipal de Curitiba, com a presença de vereadores e da comunidade.
A RMC reúne 29 municípios e concentra uma população superior a 3,6 milhões de pessoas. O livro, com 139 páginas, tem prefácio do prefeito Rafael Greca.
“O compromisso de recuperar a raiz inovadora de Curitiba, torná-la cada vez mais sustentável e humana e ofertar melhores serviços públicos à população está alinhado com a determinação de também levar, de fato e plenamente, essa transformação à RMC. Afinal, a Grande Curitiba é uma só”, observou o prefeito, no prefácio.
Em seu discurso no plenário da Câmara, o secretário Leverci Silveira Filho destacou que a obra, inédita, é fruto de um extenso trabalho de documentação, ao longo de meses.
A publicação traz os dados gerais de cada município e apresenta sua história, vocações, bem como traz dados socioeconômicos.
“É um material muito rico, que a pedido do prefeito Rafael Greca e do vice Eduardo Pimentel será distribuído nas bibliotecas dos municípios metropolitanos também. Precisamos cultivar esta visão de integração, afinal, o desenvolvimento de Curitiba depende da RMC, bem como o deles está ligado ao nosso”, pontuou Leverci.
“Pensar e incrementar o desenvolvimento conjunto entre todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba é fundamental e tem sido nosso trabalho diário ao longo dos últimos anos”, completou o secretário.
Segundo Leverci, o lançamento do livro e a criação da Revista Integração Metropolitana, também este ano, além de documentar, coroam todo o trabalho realizado pela pasta com o objetivo de aproximar cada vez mais os 29 municípios integrantes da área metropolitana.
Balanço
Criada em 2021, a pasta que articula o desenvolvimento integrado metropolitano e organiza o debate dos desafios comuns e de boas práticas garantiu estímulo às cooperativas da agricultura familiar, com aumento dos percentuais de hortifrutigranjeiros de produtores metropolitanos na alimentação escolar de Curitiba e em programas sociais.
Realizou ainda dezenas de ações do Programa de Extensão Universitária (ProEx), como o parque tecnológico da Lapa e um centro de recuperação de vida silvestre em Contenda e concluiu o Plano de Desenvolvimento Regional, em parceria com o programa Paraná Produtivo do Governo do Estado, assegurando recursos no plano plurianual para 186 ações estratégicas de incentivo à agricultura e ao turismo.