Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Proposta cultural

Linhas do Conhecimento leva estudantes para o Festival da Palavra de Curitiba

Linhas do Conhecimento leva estudantes para o Festival da Palavra de Curitiba. Foto: Daniel Castellano/SMCS

O programa Linhas do conhecimento, que desde 2017 transforma Curitiba numa imensa sala de aula, vai levar 1.280 crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba para participarem dos quatro dias da 2ª edição do Festival da Palavra, que será realizado de 16 a 22 de junho.

Promovido pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural, o evento traz uma semana de debates, oficinas, performances e homenagens, reunindo grandes nomes da literatura nacional e internacional, além de uma programação especial para o público infantil. O Memorial de Curitiba, no centro histórico da cidade, concentra as atividades.

Todos os dias, no Memorial de Curitiba, haverá apresentação de peças e contações de histórias para crianças. Um dos espetáculos é dedicado ao cartunista Ziraldo, que também terá uma sessão especial para os garis da Limpeza Pública de Curitiba.

O Linhas

O programa promove práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças. Atende todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba.

Mais de 328 mil curitibinhas já participaram do Linhas do Conhecimento desde que ele iniciou as atividades, no ano de 2017.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o Linhas foi instituído com a intenção de fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade e o pertencimento. “Com o Linhas, a cidade é uma sala de aula a céu aberto, são vários espaços educativos que proporcionam muitas possibilidades pedagógicas”, afirma a secretária.

Veja a agenda para o público infantil

Os espetáculos misturam teatro, música e contação de histórias e acontecem durante todo o festival, com duas sessões cada, às 9h30 e às 14h30.

Tupi Pererê Canta e Conta de A a Z Ziraldo 

Na segunda e na terça (17 e 18/6), a contadora de histórias Fafá Conta e o Grupo Tupi Pererê se unem em uma aventura pelos contos do Ziraldo, com muita música, brincadeiras e diversão. Em cada sessão Fafá Conta traz uma história nova do escritor, enquanto Tupi Pererê monta um cenário para esses contos ao interagir com o público. 

Na segunda (17/6), o espetáculo acontece em uma sessão única às 15h30, onde a Família Folhas convidará os garis de Curitiba para prestigiarem as histórias.

A Casa dos Contadores de Histórias    

Quarta (19/6) é a vez do grupo Cia dos Ventos com o espetáculo A Casa dos Contadores de Histórias. Desde contos clássicos até histórias inéditas, o público é convidado a entrar em uma casa mágica, onde cada canto guarda um segredo a ser contado, e é nesse cenário de surpresas que os curitibinhas serão levados a uma viagem através de mundos imaginários e aventuras emocionantes. 

Histórias à Brasileira – Causos e Cantoria  

A programação segue na quinta-feira com a comédia Histórias à Brasileira – Causos e Cantoria. O contador de histórias Vinícius Mazzon acompanhado de Júnior Bier, na viola caipira, e Fábio Mazzon, na percussão, apresentam contos da literatura oral brasileira, adivinhas e trava-línguas, com músicas adaptadas do folclore e canções inspiradas nas duplas caipiras de humor que fizeram sucesso na época de ouro do rádio brasileiro.

Histórias Encantatórias de Reis e Princesas   

Na sexta-feira (21/6) a atriz Ilana Contadora apresentará Histórias Encantatórias de Reis e Princesas, um espetáculo inédito montado para o Festival da Palavra. Em cena, a atriz utiliza colares de origamis, saias coloridas, chapéus orientais e um instrumento exótico chamado saculegê que imita o som do mar, para contar três histórias de reis e princesas originários do Oriente, Brasil e Afeganistão.

Cantando o Menino Maluquinho de Ziraldo    

Para encerrar os espetáculos infantis do Festival da Palavra, no sábado (22/6), às 14h30, a cantora Rosy Greca irá embalar algumas canções do Menino Maluquinho em uma apresentação que mistura teatro e música junto com o grupo Tupi Pererê. Além de cantora, Rosy Greca é também compositora, escritora, contadora de histórias, arte-educadora e produtora cultural, e já gravou um álbum com músicas do Menino Maluquinho, de Ziraldo. 

Serviço

Local: Memorial de Curitiba - R. Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco
Grátis

Segunda (17/6)
15h30 - Tupi Pererê Canta e Conta de A a Z Ziraldo com os Garis e a Família Folhas      

Terça (18/6)
9h30 e 14h30 - Tupi Pererê Canta e Conta de A a Z Ziraldo  

Quarta (19/6)
9h30 e 14h30 - A Casa dos Contadores de Histórias   

Quinta (20/6) 
9h30 e 14h30 - Histórias à Brasileira – Causos e Cantoria  

Sexta (21/6) 
9h30 e 14h30 - Histórias Encantatórias de Reis e Princesas   

Sábado (22/6)
14h30 - Cantando o Menino Maluquinho de Ziraldo   

 

O II Festival da Palavra é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba e Arte e Cultura com o apoio das seguintes instituições: Academia Paranaense de Letras, Editora Dublinense, Solar do Rosário, Escola de Escrita, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Cátedra de Estudos Irlandeses W.B Yeats e Amora.

Em alta