A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba é a vencedora do Prêmio Sesi Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2018, na categoria poder público municipal. A premiação foi entregue na noite desta terça-feira (30/10), na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Os ODS são 17 objetivos definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas para melhorar a qualidade de vida no planeta, entre eles o combate à pobreza, à fome, redução de desigualdades, promoção do crescimento econômico sustentável e promoção da paz, entre outros.
A principal iniciativa da Educação que rendeu a premiação foi o programa Linhas do Conhecimento, idealizado pelo prefeito Rafael Greca em 2017 e que já beneficiou cerca de 50 mil estudantes e cinco mil professores da rede pública municipal.
O Linhas do Conhecimento prevê aulas de campo, propostas lúdicas e culturais em museus, parques, pontos turísticos, Faróis do Saber e universidades, ampliando os conhecimentos e as oportunidades de aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Curitiba também recebeu o selo ODS pelo trabalho do Linhas e pelo projeto de robótica nas escolas.
LEIA MAIS
O prefeito destaca a importância do reconhecimento. “Curitiba está alinhada à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e essa premiação reflete nossos esforços para contemplar os ODS no dia a dia, com ações para a qualidade de ensino dos curitibinhas”, pontua o prefeito. “Com o Linhas transformamos toda a cidade numa grande sala de aula, e quem conhece Curitiba sabe o quanto ela tem a ensinar a todos”, completa.
Prêmio
O Prêmio Sesi ODS é oferecido pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, e tem como objetivo estimular e reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 30 para o desenvolvimento sustentável no Brasil.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, ressalta que a Secretaria mantém dezenas de iniciativas que estão alinhadas aos ODS. Na rotina das escolas são exemplos, além do Linhas do Conhecimento, o projeto de robótica nas escolas e o programa Comunidade Escola, que mantém as unidades abertas aos sábados com atividades e serviços para a comunidade. “Para garantir a efetividade dessas ações mantemos um constante diálogo e debates sobre os ODS na rede, e temos as formações para os professores”, afirma a secretária.
Qualificação Profissional
A Fundação de Ação Social – FAS Trabalho também concorreu ao Prêmio Sesi ODS 2018, na categoria Poder Público Municipal, com o programa Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).
No evento, outros três programas do órgão foram homenageados com o Selo Sesi ODS. São eles: o Liceus de Ofícios, FAS Aprendiz e o Mobiliza, que recebeu o selo pelo segundo ano consecutivo.
Feito por meio de oficinas de desenvolvimento comportamental, com conteúdos adaptados de acordo com o perfil de público, o Mobiliza estimula as competências pessoais para quem busca o primeiro emprego ou precisa retornar ao mercado de trabalho.
Criado em 1993, o programa Liceu de Ofícios é a principal ação do município para a qualificação profissional dos curitibanos, por meio de oficinas, palestras e cursos. Desde então, já entregou mais de 908 mil certificados, com projeção de chegar a 1 milhão até 2020. O FAS Aprendiz trabalha para a inclusão de adolescentes e jovens no mercado de trabalho na condição de Aprendiz.
Terceira edição
A terceira edição do Prêmio Sesi ODS recebeu 361 candidaturas de instituições, que inscreveram suas melhores práticas para o alcance dos ODS. Entre elas, 65 instituições foram selecionadas como finalistas.
A Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional assinado há três anos por 193 países, durante assembleia geral da ONU. O governo brasileiro assumiu o compromisso de adotar metas de desenvolvimento sustentável a serem alcançadas até 2030.
Conheça mais sobre os 17 objetivos sustentáveis da ONU