A Linha Turismo bateu recorde de passageiros em 2024, com um total de 799.568 usuários. O volume superou o número de 2023, que já havia sido inédito, de 794.6786 passageiros.
O movimento vem embalado pelo aumento de turistas que vêm à capital em busca dos atrativos da cidade, do Natal de Curitiba, de shows e eventos. Desde 2019, o número de passageiros cresceu 43% na Linha Turismo. Naquele ano, o número de usuários tinha sido de 557.456.
“A Linha Turismo é um dos grande atrativos da cidade, porque permite ao visitante conhecer os principais atrativos da capital em cerca de três horas de viagem. E o turista pode desembarcar e voltar a embarcar na linha”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).
Mesmo com as chuvas de janeiro, o movimento continuou forte neste início de ano. Balanço dos primeiros quinze dias do mês mostra que foram 15.743 usuários.
Como funciona
Com a Linha Turismo é possível conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade. A linha passa por 26 pontos turísticos, como Jardim Botânico, Ópera de Arame e Museu Oscar Niemeyer. Durante o percurso, é possível vivenciar a cultura, a arquitetura e a história de Curitiba.
A capital paranaense é um destino prestigiado de turismo e foi eleita, pela editora de guias de viagem Lonely Planet, uma das 10 melhores cidades do mundo para visitar em 2025. A capital paranaense é a única cidade brasileira a figurar na lista.
Com tarifa de R$ 50, os passageiros da Linha Turismo têm embarques ilimitados em todos os atrativos do percurso, pelo período de 24 horas. Essa flexibilidade permite que eles desembarquem e desfrutem do local que escolherem, podendo reembarcar no próximo ônibus disponível, a cada 30 minutos.
Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo de Curitiba completou 30 anos no ano passado. A linha percorre aproximadamente 48 km em cerca de três horas. O roteiro começa na Rua 24 Horas, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.
Confira AQUI os horários e os locais de embarque.