Com a proximidade do Natal, o programa Liceu de Ofícios e Inovação, da Fundação de Ação Social (FAS), vai ofertar em novembro o curso Culinária Natalina. Inédito, o curso terá 30 vagas, sendo 15 delas restritas a pessoas atendidas pela assistência social do município e as demais abertas à comunidade. Durante todo o mês de novembro, o programa oferecerá 1.454 vagas em 25 diferentes cursos.
Quem participar do curso de Culinária Natalina terá oportunidade de aprender o preparo de saladas, carnes, aves e peixes, acompanhamentos e sobremesas tradicionais natalinas, assim como a montagem e decoração dos pratos. Além disso, os alunos receberão informações sobre higiene na manipulação de alimentos, seleção, conservação e armazenamento dos ingredientes usados nas receitas, utensílios e equipamentos necessários para o preparo de pratos e armazenamento dos alimentos prontos.
Ofertado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o curso terá duas turmas, com aulas presenciais que totalizam 15 horas. A primeira delas será realizada de 6 a 10 de novembro, das 14h às 17h, na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Dom Bosco, na Regional Tatuquara. Neste caso, as aulas serão restritas a pessoas atendidas pela FAS.
A segunda turma, aberta para toda a comunidade, terá aulas de 20 a 24 de novembro, também das 14h às 17h, na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, na Regional Matriz. Para participar, os interessados precisam ter no mínimo 18 anos e o 7º ano do Ensino Fundamental.
O diretor de Qualificação e Relações do Trabalho, Renan de Oliveira Rodrigues, explica que o curso de comidas natalinas tem o objetivo de ensinar as pessoas a preparar pratos especiais, o que pode se tornar uma fonte de renda, com a venda dos produtos.
Mais cursos
Ainda em parceria com o Senac, a FAS ofertará em novembro os cursos de Básico em Corte de Cabelo e Design de Barba, com carga horária de 72 horas, Básico de Maquiagem (45h), além de Modelagem de Sobrancelha e Henna, Preparo de Bombons, Preparo de Docinhos, Comida de Boteco, Preparo de Pães e Preparo de Salgados Assados e Fritos, todos com carga horária de 15 horas.
CIEE
Das vagas ofertadas ao longo do mês, 1.302 serão em cursos de ministrados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Voltados para o desenvolvimento pessoal, os cursos são rápidos e com carga horária de quatro horas.
Entre eles estão os cursos de Informática Básica e Intermediária, Auxiliar Administrativo - Ênfase Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo - Financeiro/Contábil, Auxiliar Administrativo - Gestão de Documentos, Auxiliar Administrativo - Ênfase em Vendas, Atitudes Comportamentais, Autoconhecimento, Atitudes Comportamentais e Empregabilidade, Comunicação Eficaz, Educação Financeira, Empreendedorismo, Estratégias para Falar em Público, Excel Intermediário, Marketing Digital e Internet, Marketing Pessoal, Postura nas Redes Sociais, Postura de Imagem Profissional, Projeto de Vida Pessoal e Profissional, Qualidade Profissional 5S e Trabalho em Equipe.
As inscrições para os cursos devem ser feitas pelo Portal Aprendere.