O 3º Encontro de Artesãos e Produtores Criativos, realizado na Capela Santa Maria nesta quinta-feira (14/11), confirmou seu prestígio reunindo cerca de 250 pessoas – mais que o dobro da edição de 2023, que teve 116 participantes. O evento celebrou os cinco anos do Liceu de Ofícios Criativos com palestras e uma rica troca de experiências para artesãos, artistas e empreendedores locais.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, contou que em cinco anos o Liceu de Ofícios Criativos ofereceu mais de 600 cursos, tanto presenciais quanto a distância, e emitiu mais de 5 mil certificados. “Mais que um espaço de qualificação, o Liceu é a verdadeira casa do artesão, um ambiente de troca, aprendizado e valorização. O artesanato é um patrimônio cultural e o Liceu tem sido fundamental para oferecer o suporte necessário ao seu fortalecimento”, destacou.
Também participaram a coordenadora do Liceu de Ofícios Criativo, Patrícia Betenheuser, e os vereadores Nori Seto e Marcos Vieira, que reforçaram o compromisso em apoiar os artesãos curitibanos.
Palestras
A palestra de Mônica Balestieri Berlitz, fundadora do Clube da Alice, trouxe o tema O poder de transformação através das conexões digitais. Mônica compartilhou sua experiência à frente de uma das maiores comunidades de empreendedorismo feminino do Brasil, que hoje conta com mais de 570 mil integrantes. "Acredito que o empreendedorismo é uma forma de empoderamento e minha missão é ajudar mulheres a explorarem seu potencial por meio de redes colaborativas", ressaltou Mônica, que também é autora do livro O Jeito Alice de Empreender.
Na sequência, Waldemar Junior, especialista em gestão comercial, apresentou a palestra Jornada do Empreendedor. Com uma trajetória que começou ainda na infância e inclui prêmios nacionais e internacionais, ele incentivou o público a enxergar o empreendedorismo como uma caminhada. "Entender a demanda do mercado, planejamento financeiro, ouvir os clientes e pensar fora da caixa são fundamentais para aumentar as vendas e o artesão curitibano pode ter tudo isso", disse Waldemar.
O encontro contou ainda com sorteios de prêmios para os participantes, além de um coquetel, que celebrou o sucesso e o crescimento do Liceu de Ofícios Criativos.
Para as artesãs participantes, o evento foi uma oportunidade de aprendizado e celebração. “Estar aqui é um marco para mim. O Liceu foi a mão estendida quando eu mais precisava, eu estava lá embaixo e ele me levantou e me mostrou que havia possibilidade de eu continuar”, disse a pintora Rosane Américo.
“Comecei a participar na pandemia, eu era acostumada a dar aula, mas não sabia empreender e a vender, trabalhar com meu produto. Entrei naquele pânico. Foram as aulas online do Liceu que me salvaram”, disse Rosane.
Já a artesã da papelaria Mimos da Dandara, Elisangela Barbosa, levou a filha Dandara, de 16 anos, para assistir às palestras. “Já fizemos diversos cursos do Liceu e todos valem a pena, abrem os horizontes, desde feltro e bordado até economia e divulgação. Todas as aulas são de qualidade e hoje as palestras foram muito ricas também”, afirmou Elisangela.