Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Brinquedos acessíveis e recreação

Lazer para Todos reforça a inclusão de Pessoas com Deficiência em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba lança no próximo domingo (9/10) o programa Lazer para Todos, voltado à inclusão das Pessoas com Deficiência e com doenças raras. Curitiba.,20/10/2021. Foto: Lucilia Guiamrães/SMCS

 

A Prefeitura de Curitiba lança no próximo domingo (9/10) o programa Lazer para Todos, voltado à inclusão das Pessoas com Deficiência e com doenças raras. As atividades são abertas a toda comunidade e terão uma série de brinquedos e recreações, entre eles vários acessíveis.

A iniciativa faz parte do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas da Prefeitura que promovem a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população.

O objetivo é criar um centro de referência para o lazer das pessoas com deficiência, de forma a estimular as famílias a frequentarem mais o espaço público, ampliando a inclusão social.

A ação será realizada na Praça do Athletico (cujo nome oficial é Afonso Botelho, em frente à Arena da Baixada, no Água Verde), todos os domingos (exceto quando houver jogos do time na capital), das 14h às 18h.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smelj) em parceria com o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Inclusão geral

O diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski, destaca que todas as iniciativas de lazer do município primam pela inclusão.

O objetivo do novo programa é reforçar a praça como referência para a população de Pessoas com Deficiência, de forma a atrair esse público também para as atividades em outros lugares.

Curitiba conta, por exemplo, com parquinhos acesssíveis nos parques Barigui, São Lourenço e Gomm (no Batel), além do Passeio Público e da Praça Presidente Eisenhower (no Jardim Social).

Além disso, desenvolve para a população em geral (abertos às pessoas com deficiência) o programa Lazer no Parque – também realizada aos domingos (entre 14h e 18h) nos parques Barigui, Náutico, Lago Azul, Atuba e Passeio Público.

Cultura

A diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, conta que estão sendo chamadas para as atividades do domingo estudantes e familiares de 40 escolas especiais.

“É importante que as famílias com Pessoas com Deficiência criem cada vez mais a cultura de usar os espaços públicos”, diz.

Muito lazer

No domingo, além da estrutura com quadras e amplo espaço aberto, a Praça do Athetico vai estar com uma vários brinquedos inclusivos, como gangorra, balanços e skate adaptado.

Além disso, haverá variada recreação infantil, com jogo de memória em braile (que permite a participação de todos), jogos gigantes (como xadrez e dama), brinquedos infláveis, cama elástica, tênis de mesa, minifutebol, minibadmington e pintura.

Tudo com assistência de monitores.

A Família Folhas (que divulga as ações de sustentabilidade do município e tem uma das personagens, a Flora, representando as pessoas com deficiência), marcará presença ao longo da tarde.

Dia do Surdo

A estreia do Lazer no Parque vai contar com uma programação especial, em celebração ao Dia Nacional do Surdo (26/09). O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura promove um piquenique (entre 14h e 17h), reunindo pessoas surdas em torno da atividade social.

A data visa a ampliar a inclusão das pessoas surdas, cuja população em Curitiba é estimada em cerca de 20 mil pessoas.

O evento também é aberto à comunidade. Cada participante (ou grupo) deve levar sua própria cesta com comidas e bebidas, além da toalha.

Serviço: Lazer para Todos

Data: domingo (9/10)
Local: Praça do Athetico (Afonso Botelho), esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Brigadeiro Franco.
Horário: das 14h às 18h
Piquenique Dia do Surdo: das 14 às 17h

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.