Os livros Música Toda, de Guilherme Campos, e Nos Domínios de Leviatã & Outras Histórias, de Roberto Nicolato, ambos publicados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, estão entre os lançamentos do II Festival da Palavra de Curitiba. A manhã de autógrafos será no domingo (16/6), às 10h, no Solar da Cultura.
Música Toda
Música Toda, de Guilherme Campos, reúne 23 contos inéditos que trazem um diálogo entre a linguagem literária e a linguagem musical. O autor se vale de diversos gêneros musicais para construir as narrativas e os personagens ambientados em vários locais da cidade que carregam uma relação com a música.
O livro propõe a reflexão acerca de múltiplos temas da atualidade, ora num tom poético, ora cômico e outras vezes dramático, imprimindo um ecletismo ligado pelo fio condutor que é a inspiração musical. A equilibrada presença da música popular e erudita se destaca no livro. Pixinguinha, Mozart, Luiz Melodia, Chopin, Cartola, Brahms, Noel Rosa e Schönberg aparecem perfeitamente harmonizados na veia condutora, a música.
O livro é ficcional, porém tem muito da vivência do músico dentro da Escola de Música e Belas Artes e do Conservatório de MPB, instituições onde foi professor. Esse é o oitavo livro de Guilherme Campos, escritor experiente que teve a música presente em sua vida antes mesmo de encantar-se pela literatura e cursar letras. Como concertista atuou intensamente nos anos 1990, apresentando-se em teatros importantes como o Municipal de São Paulo, o Guaíra, o Paiol, o grande auditório do MASP e outros. Paralelamente, construiu carreira como músico educador, além de lecionar literatura.
Para ampliar o acesso à obra está sendo organizado um site no qual os leitores vão poder encontrar o livro digital e também 8 podcasts produzidos a partir da leitura de contos do livro pela cantora Iria Braga e pelo ator Thadeu Perone, dirigidos por Flávio Stein. As pessoas com deficiência visual têm o livro disponível no software livre MecDaisy. O projeto foi proposto por Álvaro Collaço Produções.
Nos Domínios de Leviatã
Em sua sexta obra literária, Roberto Nicolato transita por um estilo refinado para contar histórias que se inspiram na sua própria trajetória durante uma infância vivida numa pequenina e típica cidade mineira nos anos 1960, passando por uma juventude cheia de descobertas numa das cidades universitárias mais pulsantes e boêmias, como é Juiz de Fora na década de 1960, e uma fase adulta em andamento em Curitiba, onde atuou como jornalista, professor universitário e conviveu – e convive – com uma verdadeira legião de escritores talentosos.
"Neste livro, busco conectar passado e presente, prosa e poesia, terra e mar. Pra mim, a ficção tem essa necessidade de estar em vários tempos e lugares, porque a vida por si só não basta”, reflete o autor.
Roberto Nicolato, 64 anos, vem produzindo uma literatura pontuada por diferentes estilos, poemas, romance e contos. Com espaço e descompromisso de se fixar num único gênero, vem se consolidando como escritor, depois de uma carreira dedicada ao Jornalismo e ao universo acadêmico, onde escreveu uma trajetória de dedicação como professor universitário, além de pesquisador como mestrando e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Serviço
II Festival da Palavra de Curitiba – Lançamentos
Música Toda, de Guilherme Campos
Nos Domínios de Leviatã & Outras Histórias, de Roberto Nicolato
16 de junho, às 10h, no Solar da Cultura (Rua Dr. Claudino dos Santos, 142)