Na última semana, Curitiba recebeu o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que ocorreu entre os dias 21 e 24 de maio no Parque Barigui. Com a presença de representantes de diversas cidades de todo o mundo, o evento teve a colaboração de tradutores para facilitar a comunicação em diferentes idiomas.
A tradução simultânea foi realizada por três organizações internacionais sem fins lucrativos: Global Shapers, JCI Curitiba e Youth Action Hub, principalmente para os idiomas espanhol, francês e inglês. As três instituições desenvolvem um trabalho em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.
“Participar do Congresso foi uma experiência incrível. Acreditamos que este evento foi de extrema importância para trazer luz ao debate sobre o alinhamento entre educação, tecnologia e sustentabilidade nas cidades”, valoriza o coordenador de Operações da Youth Action Hub Curitiba, Vítor Isac de Alcântara Gomes.
Com os debates e compartilhamentos de experiências de cidades educadoras de vários continentes, os tradutores também puderam aprender mais e conhecer outras culturas, como relata a curadora da Hub Curitiba Comunidade Global Shapers, Andrea Badoch de Almeida.
“Fazer parte do evento foi uma honra. O Congresso tinha inspiração em cada canto, com conversas inspiradoras e transformadores de opinião. Conhecer os educadores de Curitiba e do mundo foi uma experiência única, que nos proporcionou a chance de entender melhor as necessidades dos curitibanos”, diz a curadora.
Parceria com a Prefeitura
Além de ajudar no congresso, uma das organizações de tradução, a JCI Curitiba, tem um Acordo de Cooperação com a Secretaria Municipal da Educação e a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura. O grupo também organiza um projeto chamado "Oratória nas Escolas", que treina as crianças do ensino fundamental a construir e fazer discursos.
“Essa experiência vem sendo extremamente enriquecedora para a JCI Curitiba. Nos sentimos orgulhosos em apoiar iniciativas que estão alinhadas aos nossos valores e objetivos de promover o desenvolvimento comunitário e a cidadania ativa”, afirma a presidente da JCI Curitiba, Anne Isabelle Lesniowski Cardoso.
A Junior Chamber International (JCI) é uma organização mundial de jovens cidadãos ativos, presente em mais de 100 países, com o objetivo de desenvolver líderes jovens, promover a cidadania ativa e criar mudanças positivas nas comunidades. Através de diversos projetos, a JCI capacita jovens a se tornarem agentes de mudança, fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional e contribuindo para um mundo melhor.
Congresso de Cidades Educadoras
O XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras foi realizado de 21 a 24 de maio no Centro de Eventos Positivo e no Salão de Atos do Parque Barigui, sediado de maneira inédita na capital do Paraná.
A iniciativa contou com a participação de mais de 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos e público de 17 mil pessoas. Participaram, entre outros, Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estavam São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS) e Londrina (PR).
O evento foi realizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.