Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inovação na prática

Jovens do Empregotech visitam ecossistema de inovação da PUC

Visita Guiada dos alunos da 1ºEmpregotech turma 2022 terão a oportunidade de conhecer o Hub de Inovação da HOTMILK PUC/PR. Curitiba, 11/10/2022. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Uma visita guiada pelo HotMilk, o ecossistema de inovação da PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), nesta quinta-feira (13/10), fez parte da agenda dos jovens estudantes de Programação Básica de Computadores do Empregotech, da Prefeitura. O HotMilk é parceiro da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, também relacionada à administração municipal.

“Visitas técnicas, presenciais, enriquecem a formação recebida pelas aulas on-line e aguça o interesse dos alunos”, disse a gerente do Empregotech, Maristela Dumas, que acompanhou a visita.

A atividade foi oferecida a 120 estudantes. Por meio da FAS (Fundação de Ação Social), o programa visa elevar a empregabilidade e revelar talentos, além de oportunizar condições de acesso ao primeiro emprego, preferencialmente na condição de aprendiz.

Olho no futuro

Pela manhã e à tarde, divididos em quatro turmas, os estudantes conheceram as instalações físicas da organização que reúne 60 empresas de inovação e tecnologia, além de trabalhar com projetos de pesquisa, aceleração e desenvolvimento. A apresentação ficou a cargo da estudante de Publicidade e Propaganda Gabriela Belle, que faz parte da equipe do setor de negócios e experiências do HotMilk.

A amapaense Ana Beatriz Gomes Pinheiro estava entre as mais empolgadas com a visita. No Paraná há 1,5 ano, ela não está apenas trocando de cidade: está deixando o ensino de Inglês pela área de desenvolvimento tecnológico. “Parece loucura, vir de uma área tão diferente e já estar apostando tudo em um novo segmento, mas estou adorando essas mudanças todas em minha vida”, disse a jovem.

Para ela, o Empregotech está funcionando como uma ponte entre as duas áreas. “Seria um sonho trabalhar em uma dessas empresas daqui”, disse, referindo-se ao HotMilk, que reúne empresas e startups como Viasoft, Unimed, Resultas, Human Robotics, GoGenetic e Chavi.

Empregotech

Alinhado ao Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação do município de Curitiba, o Empregotech foi lançado em 2020 e surgiu para suprir a necessidade de profissionais capacitados para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação da capital.

Ele reúne adolescentes e jovens de 16 a 29 anos de idade que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio, preferencialmente em instituições públicas. As aulas são dadas na modalidade on-line, até 4 de dezembro, totalizando uma carga horária de 78 horas.

Sem custo, o Empregotech oferece o curso de programação básica de computadores. A aula inaugural da terceira turma do programa, que teve as 450 vagas ofertadas preenchidas, aconteceu no início de outubro. Coordenado pela  (FAS) e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o programa ofereceu 600 vagas de formação nos dois primeiros anos de funcionamento.

Em alta