Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ajudar o planeta

Jovens aprendem a importância da sustentabilidade na Pirâmide Solar de Curitiba

Jovens de Curitiba aprendem a importância da sustentabilidade com a Pirâmide Solar do Caximba. Foto: Divulgação

A Assessoria da Juventude da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) iniciou uma série de visitas guiadas com jovens da cidade à Pirâmide Solar de Curitiba, na Caximba. O objetivo é mostrar a importância da preservação do meio ambiente e apresentar para os jovens e adolescentes as estratégias de Curitiba para enfrentamento à crise climática.

Esta semana, 77 jovens do Programa Agentes de Cidadania dos Centros da Juventude e mais 23 alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba (Ceep) tiveram a oportunidade de conhecer a Pirâmide Solar do Caximba, a primeira usina solar em aterro sanitário da América Latina para produção de energia renovável.

Kamila Leny, que estuda no Colégio João Paulo II e trabalha como agente da cidadania no Centro Municipal da Juventude Eucaliptos, no Boqueirão, ficou maravilhada com a instalação da pirâmide.

“A visita foi muito interessante, conseguimos aprender como ela funciona, a importância da energia limpa para nossa sociedade e como nós podemos ajudar nosso planeta e o povo que vive nele”, disse Camila.

Wagner da Luz Gusmão, que frequenta o Centro da Juventude Audi-União, no Cajuru, também disse ter aprendido muito com a visita.

“Eu achei muito interessante transformar um aterro sanitário desativado em uma usina geradora de energia limpa. A ideia é sensacional e inspiradora para nós”, disse Wagner

Rede de Envolvimento Juvenil da Cidade

Estas ações realizadas pela Assessoria da Juventude da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude se deve também à adesão de Curitiba ao C40 City Youth Engagement Network - Cyen (Rede de Envolvimento Juvenil da Cidade). Agora as ações do Cyen são coordenadas pela Smelj e pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura que juntas reúnem e convocam os jovens para as atividades e discussões.

Desenvolver o protagonismo juvenil na cidade atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável faz parte da gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel.

“Com essa adesão os jovens de Curitiba passam a se envolver mais com as questões climáticas e também podem sugerir ações e apresentar soluções para o desenvolvimento de políticas públicas ambientais”, disse o secretário Municipal o Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior.

Em alta