O Jornal de Fotografia, publicação periódica especializada e em formato impresso, terá suas próximas edições viabilizadas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Serão seis edições bimestrais que trazem ensaios visuais de fotógrafos curitibanos e registram a arte da fotografia documental nos mais variados estilos.
O projeto, do fotógrafo e jornalista Alberto de Melo Viana, foi aprovado em edital do Mecenato Subsidiado, da Fundação Cultural de Curitiba. Serão editados os números 16 a 21.
O n° 16, dedicado ao fotógrafo paranaense João Urban, já começou a ser distribuído neste mês de março. Ele é um dos lançamentos previstos para o 13° Festival de Fotografia de Tiradentes (MG), que começa nesta quarta-feira (6/3) e vai até domingo (10/3).
O projeto é uma das poucas publicações periódicas, especializada em artes visuais, que ainda mantém o formato impresso, o que é relevante diante da atual predominância dos meios digitais. A publicação traz ensaios visuais de diversos fotógrafos na linha da fotografia documental, acompanhados de artigos e notícias relacionadas à fotografia.
O jornal teve 12 edições impressas em formato tabloide que circularam entre 1989 e 1996. Na época, a coleção foi lançada em diversos festivais e eventos de fotografia pelo país. O projeto foi retomado em 2019, mas a pandemia retardou o lançamento de novas edições. Mesmo assim foram lançados entre 2020 e 2023 mais três números.
A nova edição traz o ensaio Sagrado, de João Urban, premiado fotógrafo curitibano, com livros publicados, exposições e fotografias em acervos dos principais museus brasileiros e também da França e Suíça. No ensaio, o fotógrafo documenta e lança um olhar sobre a religiosidade, a fé e os símbolos sagrados dos afrodescendentes e de imigrantes poloneses e ucranianos.