A importância da doação de órgãos estará em destaque em Curitiba nos próximos dias. Até domingo (24/11), a capital será sede dos Jogos Brasileiros para Transplantados, competição inédita no país.
A abertura oficial do evento foi feita nesta quinta-feira (21/11), no Salão Nobre da Prefeitura, feita pelo prefeito em exercício Eduardo Pimentel. Os jogos são promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com apoio da Associação Brasileira de Transplantados.
“Tenho a sorte de estar prefeito em exercício nesta semana tão importante. Aqui em Curitiba nós gostamos de ser inovadores, de ser pioneiros e temos feito isso em diversas áreas, inclusive no esporte com a realização dos Jogos Brasileiros para Transplantados”, disse Eduardo Pimentel.
Atletas
A competição vai reunir 68 atletas e 70 acompanhantes. Eles disputarão as seguintes modalidades: atletismo, corrida de rua e caminhada, natação e tênis.
O atleta mais experiente tem 73 anos. Uma das mais novas tem 14 anos e treina na piscina do Clube do Tatuquara. Heloisa de Lima Riske recebeu um rim transplantado da mãe, Suian Cristina de Lima, em 2014. Um ano depois começou a praticar natação por orientação médica.
Todos os atletas passaram por algum procedimento de transplante de órgão: rim, coração, pulmão, fígado ou transplante de medula óssea.
Eles representam os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Ceará, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Alagoas, Minas Gerais e Tocantins.
“O esporte é fundamental para a boa saúde e para o bem-estar de todo o ser humano, inclusive os transplantados. Atender essa causa com o esporte, que já tem diversos valores agregados, é uma vitória para todos os curitibanos”, afirmou o secretário municipal do Esporte Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.
Homenagens
Na abertura dos jogos, o presidente da Associação Brasileira de Transplantados, Edson Arakaki, homenageou o prefeito em exercício e o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude com uma placa de agradecimento por Curitiba ser sede da competição.
O ponto alto da abertura foi a homenagem feita aos doadores de órgãos. O professor Carlos Rezende, do Mato Grosso do Sul, transplantado, entregou uma placa ao doador de medula óssea que salvou sua vida, Luiz Eduardo Pereira de Andrade.
Presenças
Participaram da abertura dos jogos a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak; a diretora executiva da Pró-Renal, Anelise Marcolin; o representante da ABTO, Julio Cesar Wiederkehr; a coordenadora da Central de Transplante, Arlene Terezinha Badoch; os vereadores Pier Petruziello, Oscalino do Povo e Rogério Campos; o diretor regional da ABTx Paraná, Rodrigo Dalla Bona Swinka, e o representante da Rimatur Transportes, Renato Azevedo.
Programação das competições
22 de novembro (sexta-feira)
8h30 às 11h – atletismo na Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, CIC)
14h às 18h – tênis no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Xaxim (Rua Dom José Marello, 101, Xaxim)
23 de novembro (sábado)
9h às 11h – natação no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, 2.335, Água Verde)
24 de novembro (domingo)
7h às 9h – corrida de rua e caminhada na Avenida Doutor Dário Lopes dos Santos, 419, próximo ao Estádio Durival Britto e Silva (Circuito Sesc de Corridas)