Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Imposto Predial e Territorial Urbano

IPTU 2025 foi pago à vista em quase metade dos imóveis da cidade

IPTU 2025 foi pago à vista em quase metade dos imóveis da cidade. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Quase metade dos boletos do IPTU 2025 de Curitiba foram pagos à vista, com desconto de 10%. Levantamento da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, mostra que 46,5% dos lançamentos tiveram o imposto pago em cota única, o que representou um total de 389.560 imóveis. O número é ligeiramente superior ao registrado em 2024 (382.506).

Foram 837.763 lançamentos de IPTU em 2025. Outros 135 mil imóveis foram isentos. O pagamento à vista vem crescendo nos últimos anos, desde que foi ampliado o desconto de 4% para 10%, a partir de 2023, com a implantação da nova Planta Genérica de Valores (PGV), que serve de base de cálculo do IPTU.  Até então, o percentual de contribuintes que pagavam à vista era de 42%. 

Parcelamento

Para quem não optou pelo pagamento à vista com desconto, o IPTU foi parcelado em dez vezes, sem juros, de março a dezembro. Como nos anos anteriores, em 2025 o contribuinte recebeu em casa o documento para pagamento à vista e da primeira parcela, que venceu em 20 de março. As demais parcelas devem ser emitidas no site da Prefeitura ou pelo Curitiba App. Saiba mais AQUI

Pela internet é possível gerar o documento de arrecadação municipal (DAM) de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.

Como pagar

O DAM pode ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também é possível pagar pelo PIX, cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático. Os bancos conveniados para pagamento do IPTU 2025 são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos.

Débito Automático

Para quem optou pelo débito automático, a primeira parcela foi debitada no dia 28 de março, e as demais todo dia 20. Mas ainda é possível colocar em débito automático. Basta fazer a solicitação diretamente a seu banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizar os cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar a(s) primeira(s) parcela(s).

Quem não tem acesso à internet pode emitir as guias no atendimento presencial (com ou sem agendamento) nos núcleos da Finanças nas Ruas da Cidadania ou na sede da Prefeitura. Se quiser ser atendido com hora marcada, o contribuinte deve realizar agendamento prévio no Agenda Online. 

Canais de atendimento 

A Prefeitura reforçou o atendimento ao contribuinte e é possível tirar dúvidas sobre o IPTU 2025 no Portal da Secretaria de Finanças, pelo atendimento telefônico exclusivo pela Central 156, disponível pelo telefone 156; pelo App Curitiba 156; ou pelo site do 156

O contribuinte também pode tirar dúvidas pelo WhatsApp da Prefeitura no (41) 99876-2903. O IPTU é a segunda maior fonte de arrecadação do município, atrás apenas do ISS. O recurso do IPTU se transforma em benfeitorias para a população, como obras, investimentos, ampliação de serviços de saúde, educação e segurança. A previsão de receitas com IPTU neste ano é de R$ 1,55 bilhão.