Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reconhecimento

Ippuc recebe Selo Clima Paraná por práticas sustentáveis

O presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, recebe o Selo Clima Paraná 2022, um reconhecimento do Governo do Estado às práticas e compromisso do instituto com o desenvolvimento sustentável e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Ippuc foi certificado na Categoria A/Mercado Interno. Foto: Divulgação

 

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, recebeu nesta segunda-feira (5/12), em evento realizado na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Selo Clima Paraná 2022 - Categoria A/Mercado Interno. A certificação é uma outorga do Governo do Estado ao Ippuc pelo engajamento do instituto em projetos e ações voltadas à sustentabilidade e ao cumprimento da agenda mundial de enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.

“A conquista do Selo Clima Paraná é muito importante porque confirma que estamos no caminho certo. E mais que isso. Reforça a certeza de que as iniciativas, do plano proposto na gestão do prefeito Rafael Greca, consolidam Curitiba como uma cidade inovadora e resiliente”, afirmou Jamur.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), órgão promotor da premiação do Selo Clima Paraná, Everton Souza, ressaltou o reconhecimento ao Ippuc.

“Quero fazer uma saudação especial a Luiz Fernando Jamur, presidente do Ippuc. Curitiba segue sempre dando exemplo em sustentabilidade. Vocês estão de parabéns”, elogiou Souza.

Certificação

Esta é a 8ª edição da premiação, promovida pela Sedest. Neste ano, o escopo de avaliação foi ampliado para as categorias “Mercado Interno” e “Mercado Externo”, que abrange ações promovidas por organizações (empresas, prefeituras, cooperativas, entre outros) pelo desenvolvimento sustentável.

“Não existe desenvolvimento sem sustentabilidade. O Selo Paraná não foi feito para ser um carimbo, mas para valorizar as iniciativas dentro do nosso Estado”, reforçou Everton Souza.

Participaram desta edição do Selo, 83 organizações e conglomerados empresariais de todo o Estado. As iniciativas pela redução de gases de efeito estufa dos participantes do Selo Paraná corresponde a 39 mil toneladas a menos de CO2, um volume equivale ao consumido por uma floresta primária com área de 13 mil hectares de floresta em pé.

“É um novo Selo Clima, que trata da valorização das práticas de ESG”, celebrou Rafael Andreguetto, diretor de Políticas Ambientais da Sedest.

O diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), José Volney Bisognin, parabenizou as empresas e instituições que se inscreveram para concorrer à certificação pelo Selo Paraná. “Somos bicampeões brasileiros em sustentabilidade. Parabenizo a todos que voluntariamente aderiram ao Selo”, disse.

Para alcançar a certificação máxima em sua categoria, o Ippuc obteve nota 12,6 na avaliação de inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ações ESG (Ambiental, Social e de Governança) alinhadas aos compromissos da Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), as campanhas Race to Zero e Race to Resilience e à Declaração de Edimburgo.

Anfitrião do evento, o vice-presidente da Fiep, Cláudio Grochowski, destacou o compromisso da indústria paranaense e a integração multissetorial pela sustentabilidade.

“Acreditamos que as empresas e agentes públicos possam apontar o caminho para o desenvolvimento sustentável pelas amostras que temos aqui”, disse ao falar em nome do presidente da Federação das Indústrias, Carlos Valter Martins Pedro.

Planejamento sustentável

“É importante ressaltar que Curitiba e o Ippuc, a Casa de Planejamento da nossa Capital, seguem à risca, há quase seis décadas, um Plano Diretor orientado ao desenvolvimento ordenado e sustentável da nossa cidade”, observou Jamur. “Um Plano Diretor que dotou a cidade de uma rede de parques, de um sistema de transporte que é referência mundial e que até hoje possibilita que Curitiba se atualize sobre uma mesma plataforma”, completou o presidente do Ippuc, que no evento foi acompanhado do engenheiro Florestal, Alfredo Trindade, que coordenou o processo de inscrição do Instituto na certificação.

O presidente do Ippuc destacou ainda que o compromisso de Curitiba com a sustentabilidade e a inovação se materializa nos projetos e programas estratégicos de todas as secretarias em curso na gestão do prefeito Rafael Greca.

“Mais do que intenções, temos propostas já transformadas em prática no programa Curitiba Mais Energia, que dotou de autossuficiência energética a sede da Prefeitura e outros equipamentos públicos, a Pirâmide Solar do Caximba, para o aproveitamento energético do antigo aterro sanitário, desenvolvidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente; o Bairro Novo do Caximba, maior programa socioambiental da história recente de Curitiba; a orientação à eletromobilidade no transporte, com a participação efetiva da Urbs; o favorecimento à mobilidade ativa, com a participação da Setran e SMDT, com o Plano de Estrutura Cicloviária, que irá dobrar a malha de ciclovias da cidade; o Caminhar Melhor de novas calçadas e acessibilidade; a Reserva Hídrica do Futuro, desenhada em parceria com o governo do Estado e tantos outros exemplos”, pontuou Jamur.

 

Em alta