Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
E-book

Ippuc lança e-book com dados sobre o Centro

Centro é tema de nova edição da coleção Nosso Bairro, do Ippuc. Foto: Isabella Mayer/SECOM

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desenvolveu uma edição especial da publicação Nosso Bairro sobre o Centro da cidade, com um recorte analítico da região. A edição Centro é um e-book que concentra dados atuais e apresenta pequenas análises sobre a região. O produto Nosso Bairro – Conheça o Centro está disponível no site específico do Centro e no site do Ippuc.

O produto foi elaborado a partir do conceito de data storytelling, uma estratégia que alia dados complexos apresentados a partir de uma linha de pensamento acessível, com análises compreensíveis e relacionáveis, dispostos em uma identidade visual intuitiva.

“Foram produzidos decks curtos, que trazem dados traduzidos em análises e interpretações que facilitam a compreensão por qualquer pessoa interessada no tema. Interpretar e converter informações técnicas em conteúdos que unem entretenimento e pertencimento é o principal objetivo dessa versão do Nosso Bairro, recorte Centro”, avalia Ana Paula Bertolin, coordenadora de Informação do Ippuc.

A partir de uma equipe multidisciplinar, que reúne arquiteto e urbanista, gestora do conhecimento, estatístico e designer gráfico, o antigo material impresso Nosso Bairro é hoje um trabalho digital com leituras dinâmicas e condensadas. Na nova edição do Centro, história, território e demografia são abordados. A região guarda os registros mais antigos da cidade e há muito material de qualidade disponível. 

“Jogar luz nestas informações preciosas é mais que voltar no tempo, é valorizar o que é nosso e como chegamos até aqui”, ressalta o arquiteto e urbanista Robinson Diz Muniz, responsável pelas análises históricas do Ippuc.

Perfil dos moradores

A leitura traz curiosidades, como o perfil de moradores da região. O Centro tem três vezes mais moradores por área que a média de Curitiba, sendo que metade deles é jovem, entre 20 e 39 anos. 

A chegada de novos moradores é relativamente recente para a idade do bairro, que desde 1853 tornou Curitiba a capital do Paraná. Em 1980, atingiu a sua maior população. Desde então, foi perdendo moradores até os anos 2000, quando começou a registrar novo crescimento populacional, até 2022.

“Estamos em uma fase pulsante com o redesenvolvimento do Centro de Curitiba, com projetos que estimulam o uso dos espaços públicos, ambientes para todas as idades e um grande interesse da gestão em sensibilizar a população e os outros setores da sociedade neste novo momento do bairro. Informar com dados verificados e trazer análises de especialistas são formas de subsidiar tomadas de decisão e o desenvolvimento de políticas públicas”, explica Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.

Nosso Bairro

Lançado em 1985 pelo então setor de Banco de Dados do Ippuc, o Nosso Bairro teve edições físicas até 2015. Em nova atualização, realizada pelo setor de Informação e Análise, dentro da Diretoria de Informações, o produto ganhou nova identidade visual, elaborada pela área de Comunicação Visual do Ippuc, e tem base em conceitos de storytelling e data viz.

A nova versão do Nosso Bairro foi produzida pela coordenadora de Informação e gestora do conhecimento, Ana Paula G. Bertolin, com o apoio do arquiteto e urbanista Robinson Diz Muniz e a revisão do estatístico e gerente Informação e Análise Maykel Fogaça de Oliveira e sua equipe.