A partir de um projeto conjunto, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) pretendem investir na formação de um corpo técnico de suporte ao desenvolvimento de cidades inteligentes.
A parceria prevê o intercâmbio de atividades, com a ida de técnicos do Ippuc ao Japão e a vinda de especialistas japoneses a Curitiba, sendo o processo subsidiado pelo governo japonês.
A ação faz parte da continuidade de um convênio do instituto com a agência, firmado em 2011, e que será objeto de atualização. O andamento deste processo foi discutido nesta segunda-feira (11/3) em reunião de representantes da Embaixada do Japão e da Jica com os supervisores do Ippuc de Informações, Liana Vallicelli; de Planejamento, Rosane Valduga e de Implantação, Sérgio Matheus Rizzardo.
O presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, foi representado na reunião pelo assessor da presidência, arquiteto Ricardo Bindo.
“O próximo passo será o da identificação de projetos referências de smart-cities desenvolvidos no Japão. Da parte do Ippuc serão definidas as demandas e pontos de interesse de Curitiba. Com base neste escopo será possível elencar as prioridades e definir os próximos passos do convênio”, disse Bindo.
Segundo o representante sênior da Jica no Brasil, Shinji Sato, o primeiro passo é atualizar o conteúdo, com foco em cidades inteligentes, e agilizar a aprovação junto ao governo japonês. “O primeiro passo é definir os pontos de interesse do Ippuc e de Curitiba. De nossa parte vamos apresentar a expertise japonesa nessa área e depois fazer um encontro de informações para definir as prioridades”, explicou.
De acordo com Sato, os custos envolvidos no projeto, bem como a formalização da agenda de formação dos técnicos dos dois países serão definidos numa segunda etapa do projeto.
Também participaram da reunião, o secretário do Departamento Econômico da Embaixada do Japão, Hiroteru Murayama, o coordenador de projetos da Jica, Mauro Manabu Inoue e o assesor sênior da agência para Desenvolvimento Urbano e Regional, Takeo Ochi.