O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Clima Paraná.
A cerimônia de premiação da 10ª edição do Selo Clima Paraná foi realizada na noite de quarta-feira (4/11), no auditório da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba.
A certificação é concedida pelo Governo do Estado a organizações com maior engajamento em ações e planejamento com foco em sustentabilidade e ao cumprimento da agenda mundial de enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.
“Gerador de planos e projetos urbanos sustentáveis, o Ippuc, como órgão de planejamento, recolocou Curitiba no cenário internacional como referência em projetos alinhados ao desafio climático, a grande pauta mundial, definidos no Plano de Ação Climática, o PlanClima”, afirmou o presidente do instituto e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.
Além do Ippuc, outros órgãos públicos contemplados foram o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Instituto Água e Terra (IAT), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Entre os projetos sustentáveis recentes do Ippuc estão o do Novo Inter 2, que terá ônibus 100% elétricos, e o Bairro Novo da Caximba, que além de promover o resgate social de 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro, também fará recuperação ambiental da área onde existe o encontro dos rios Iguaçu e Barigüi, com a implantação de um dique para contenção de cheias e um parque linear.
495 organizações premiadas
Lançado em 2015, o Selo já foi entregue para 495 organizações. Entre as ações levadas em consideração para o recebimento da certificação estão, por exemplo, a utilização de fontes renováveis de energia e medidas compensatórias para a redução de gases de efeito estufa; no eixo social, a implementação de programas de bolsa de estudos; e para o eixo de governança, implantação de programas internos para o desenvolvimento de novas tecnologias e de compliance.
Estímulo a boas práticas
O objetivo do Selo Clima Paraná é estimular as organizações para a divulgação das metas de Gases de Efeito estufa (GEE); incentivar o cumprimento da pauta de direitos humanos e o bem comum; aumentar a transparência de suas ações, gerando valor e crescimento sustentável; proporcionar maior visibilidade por parte dos investidores e fornecedores, com a aplicação em índices de mercado, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3); e o reconhecimento internacional por outras iniciativas, como: Dow Jones Sustainability World Index.