O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) completa, neste domingo (1/12), 59 anos de existência. Durante este período, a atuação do instituto deixou marcas indeléveis em toda a cidade, de tal forma que os curitibanos e os turistas que passam por aqui não deixam de vivenciar no dia a dia a experiência de se utilizar de projetos implantados pelo Ippuc.
Pilar do desenvolvimento ordenado da cidade, o Ippuc tem atuado em várias frentes com vistas à inovação urbana, à garantia de financiamentos a projetos estruturantes e para dar respostas às demandas de crescimento da cidade. Tudo isso sem esquecer do investimento na capacitação dos seus quadros técnicos em processos alinhados às agendas mundiais de sustentabilidade urbana.
Cérebro da cidade inteligente
Para o prefeito Rafael Greca, o trabalho do Ippuc está pautado no desenvolvimento de Curitiba e não apenas nas suas necessidades, mas no desenvolvimento de potencialidades.
“O grande legado do Ippuc é pensar para além do varejo diário, para o que pode ser oferecido à população, indo além da visão do senso comum. Este viés nos transformou na cabeça pensante de uma cidade inteligente, três vezes premiada em nível mundial, capaz de entender que a tecnologia só vale quando transformada em processo social”, afirmou Greca.
Para o presidente do Ippuc e secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, o instituto pode ser definido como um gerador de planos e projetos urbanos sustentáveis para transformar para melhor o presente e o futuro de Curitiba.
"O Ippuc teve participação de destaque na recuperação urbana e humana de Curitiba, promovida pela gestão do prefeito Rafael Greca. Graças ao aval do prefeito e ao resgate do planejamento, Curitiba reabriu as portas aos financiamentos externos concedidos a projetos de excelência. E temos muito mais ainda por vir, porque o futuro se planeja no presente", completou Jamur.
Do Expresso à eletromobilidade
O Ippuc chega aos 59 anos, no mesmo ano em que Curitiba comemora outra data emblemática: os 50 anos do BRT (Bus Rapid Transit). Inaugurado pelo então prefeito Jaime Lerner (1937-2021), em 22 de setembro de 1974 inicialmente com o nome de ônibus Expresso, no eixo Norte/Sul, o sistema começou com 20 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus de grande capacidade, batizados de canaletas.
Atualmente, o modelo inovador popularizado transporta 65% dos passageiros do transporte coletivo de Curitiba pelos corredores exclusivos. E através das pranchetas do Ippuc, os ônibus têm conquistado mais velocidade, com os Ligeirões, que têm menos paradas, e começam a fazer a transição energética, com a substituição do modelo movido a diesel para o elétrico.
"Nesses últimos quase oito anos, o Ippuc recolocou Curitiba no cenário internacional como referência em projetos sustentáveis alinhados ao desafio climático, a grande pauta mundial. Nossos projetos estruturantes do Ligeirão Norte-Sul, Novo Inter 2, Ligeirão Leste-Oeste e Bairro Novo do Caximba são produtos desta casa, legitimamente curitibanos, com o selo de qualidade do Ippuc", observou Luiz Fernando Jamur, presidente do Ippuc e secretário de Governo Municipal.
Referência no Brasil e no exterior
A expertise do Ippuc no planejamento urbano atrai numerosas comitivas de várias cidades do Brasil e do mundo. São gestores públicos, arquitetos e urbanistas que vêm conhecer os projetos que tornaram Curitiba referência em inovação urbana.
Nesta segunda-feira (2/12), por exemplo, o Ippuc recebe uma delegação do Japão. De janeiro a outubro deste ano, o instituto foi visitado por 28 comitivas de outros países, integradas por 555 pessoas.
Inovação e sustentabilidade
Dentro do conceito dos projetos sustentáveis, fazem parte também do portfólio do instituto as novas Rua da Cidadania e Fazenda Urbana na CIC, além do Restaurante Popular e Fazenda Urbana do Tatuquara e dos ecodistritos.
O EcoDistrito Belém se configura como uma alternativa urbanística para criar bairros mais resilientes às mudanças climáticas. O objetivo é fortalecer corredores verdes, criar um parque linear à população considerando áreas alagáveis e transferir moradores em situação de vulnerabilidade para habitações seguras.
Planejamento onipresente
A assinatura do Ippuc está por toda parte em Curitiba. Exemplos disso podem ser encontrados no Capanema, na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, Restaurante Popular do Capanema, no Cine Passeio (Centro), Espaço Cultural Largo da China (Centro Cívico), Fazenda Urbana (Cajuru), Museu de Arte Sacra (São Francisco), Estúdio Riachuelo - Casa Lerner (Centro) e o Rosto da Cidade, de renovação urbana e preservação de imóveis históricos.
"O Ippuc é o guardião do Plano Diretor de Curitiba. Graças a essa instituição e, principalmente aos seus quadros técnicos de primeira linha, nossa cidade se renova sobre uma plataforma sólida e sustentável de planejamento que tem a cidade como causa e a qualidade de vida dos cidadãos como referência maior", frisa Jamur.
Mobilidade ativa
Para melhorar os deslocamentos na cidade, o Ippuc se dedicou à promoção da mobilidade ativa, como os projetos das novas ruas Voluntários da Pátria e Prudente de Moraes somadas ao avanço significativo do Plano de Estrutura Cicloviária, novos binários em vias importantes nas 10 Regionais, requalificação do entorno do tradicional Mercado Municipal, programa de recuperação de calçadas Caminhar Melhor, Terminal Tatuquara, Complexo Tarumã e conclusão da Linha Verde.
Novas tecnologias
Para continuar avançando na elaboração de projetos que preparem a cidade para o futuro, o Ippuc investiu em tecnologias, como a implantação do Hipervisor Curitiba, plataforma que funciona como o cérebro da cidade.
E incorporou as tecnologias BIM (Building Information Modeling) e CIM (City Information Modeling) para gestão de projetos urbanos, obtendo como resultado mais assertividade do início ao fim nas intervenções no município, reduzindo tempo de planejamento e execução, menores custos e mais qualidade no produto final.
Neste mesmo viés, estão também o GeoCuritiba, com mapeamento completo do município e o programa Curitiba Longevidade: estudos e projetos de atenção aos idosos.
Projetos futuros
Para os próximos anos, o Ippuc preparou grandes projetos estruturantes, como as transposições da Linha Verde Sul: trincheiras da Estação São Pedro e conjunto de viadutos da Marechal Floriano, Tenente Francisco Ferreira de Souza e Anne Frank; Trincheira da Ostoja Roguski com Lothário Meissner e Alberto Twardowski, no Jardim Botânico; Rua da Memória, que prevê a revitalização da Travessa Nestor de Castro; novo CMEI CIC II; Escola Municipal no Bairro Novo da Caximba; a ampliação Escola Municipal Duílio Calderari; reconstrução CMEI Novo Horizonte; requalificação dos terminais Centenário e Capão da Imbuia; ampliação do Plano de Estrutura Cicloviária e do Programa Caminhar Melhor; binários nas ruas Mateus Leme/Nilo Peçanha e Holanda/Estados Unidos; Escola de Circo e a restauração do Solar do Barão.
Revista Espaço Urbano
Para celebrar o aniversário de 59 anos, também será lançada, nesta segunda-feira (2/12), uma edição digital da Revista Espaço Urbano, que estará disponível no site do Instituto e que traz como matéria de destaque os 50 anos do BRT (Bus Rapid Transit), que nasceu em Curitiba e foi exportado para várias cidades do mundo.
Neste especial a revista apresenta artigos e uma linha do tempo que resgata desde os caminhos carroçáveis até os dias atuais com os ônibus elétricos, uma história que segue em fluxo contínuo da eficiência e inovação.