O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) completa 57 anos de existência, neste 1/12. A chamada Casa de Planejamento, pelo prefeito Rafael Greca, ultrapassa a barreira do tempo alicerçada nos princípios sólidos do Plano Diretor de Curitiba que têm contribuído efetivamente para o desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade ao longo dos anos.
Neste tempo em que iniciativas mundiais se voltam para programas e projetos de mitigação das mudanças climáticas, o Ippuc reforça a sua vocação à inovação.
“O Ippuc nasceu com a missão de fazer cumprir o plano de desenvolvimento proposto para a nossa cidade. A manutenção permanente desse compromisso é o que tem garantido o êxito de Curitiba na obtenção de recursos para o desenvolvimento de planos e projetos sustentáveis que têm como ponto de partida o bem-estar dos cidadãos”, afirma o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.
O portifólio de projetos estruturantes, gestados no instituto e contratados por Curitiba, bem como as iniciativas para a sustentabilidade desenvolvidas pelo instituto de planejamento, garantiram ao Ippuc a certificação pelo Selo Clima Paraná 2022, na Categoria A/Mercado Interno. O anúncio se deu no início de novembro e a premiação será outorgada na próxima segunda-feira (5/12), em cerimônia no Auditório Caio Amaral Gruber da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
O Selo Clima Paraná é concedido pelo Governo do Estado a instituições com maior engajamento em projetos e ações voltadas à sustentabilidade e ao cumprimento da agenda mundial de enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.
Para a sua classificação, o Ippuc teve avaliados inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ações ESG (Ambiental, Social e de Governança) alinhadas aos compromissos da Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), as campanhas Race to Zero e Race to Resilience e à Declaração de Edimburgo.
Projetos e serviços
Equipamentos públicos sustentáveis, como a Escola Solar no Vale do Pinhão, novas Rua da Cidadania e Fazenda Urbana na CIC e intervenções para a mudança da matriz energética do transporte, novas calçadas e estrutura cicloviária para a mobilidade limpa e ativa fazem parte do portfólio de projetos inovadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Neste ano, o Ippuc também lançou um novo portal com foco nos serviços ao cidadão e versão reponsiva (acessível para celulares).
Outra novidade do site é a plataforma GeoCuritiba, com mapeamento completo do município em modelo 3D, feito a partir de levantamento a laser de precisão. Ainda no GeoCuritiba, o cidadão pode acessar o Mapa Cadastral dos imóveis e a Base Cartográfica, função importante para a elaboração de projetos e estudos, com informações precisas que não são fornecidas pelo Google Maps.
Revista Espaço Urbano
Para celebrar o aniversário de 57 anos, também será lançada, nesta quinta-feira, uma edição digital da Revista Espaço Urbano, que estará disponível no site do Instituto e que traz como matéria de destaque a iniciativa pela criação de uma Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), pioneira no país, com a participação do Ippuc. Essa será a 15ª edição da revista do Instituto. Desde o primeiro número foram mais de mil páginas de conteúdo sobre o planejamento urbano de Curitiba e projetos da cidade.