O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) espera receber, a partir desta segunda-feira (24/2), 443 aposentados e pensionistas que estão com a prova de vida desatualizada. A comprovação é obrigatória para todos os beneficiários.
A convocação é para atendimento de 24 a 28 de fevereiro e nos dias 6, 7 e 10 de março.
Aos convocados foram enviadas correspondência indicando o dia e o horário do atendimento de cada um que, nestes casos, deve ser obrigatoriamente presencial, na sede do IPMC (Avenida João Gualberto, 623, térreo - Alto da Glória).
Este foi o caso dos pensionistas Adelaide Maria Cruz Paulista e Osmar Formanquevski que estiveram, na manhã desta segunda-feira (24/2), no IPMC. Eles tiveram os dados atualizados e foram fotografados. Adelaide estava acompanhada da nora, Derli de Jesus Bernardes. Osmar antecipou a prova de vida que estava agendada para a semana que vem. “Liguei e pedi para antecipar”, argumentou.
O atendimento pessoalmente só é necessário quando, no intervalo de 12 meses, a pessoa não utiliza as outras formas de comprovação, que são: atendimento no SUS de Curitiba, atendimento no plano de saúde dos servidores, o ICS (Instituto Curitiba de Saúde), ou o aplicativo GOV.BR, pelo celular. Nestes três casos, após algumas semanas, o IPMC é informado e a prova de vida é renovada no sistema por um ano.
Para saber se você foi convocado, clique AQUI.
Risco de suspensão
Além dos 443 que têm horário agendado, o IPMC aguarda que 12 aposentados que não fizeram a comprovação, vencida em dezembro, mesmo depois do envio de carta, e-mail e whatsapp ao endereço cadastrado junto ao IPMC. Se não comparecerem até o dia 31 de março, eles poderão ter a suspensão do pagamento do benefício – aposentadoria ou pensão.
Clique AQUI para ver a lista dos que foram chamados em segunda convocação.
Acompanhe os editais de convocação AQUI.
O beneficiário que tiver algum impedimento para comparecer ao IPMC deve entrar em contato e reagendar a prova de vida pelos telefones (41) 3350-3660 ou (41) 3350-3661.
Para que serve
A prova de vida é um procedimento de segurança obrigatório a todos os aposentados e pensionistas de regimes próprios de previdência, como o IPMC. Com a prova de vida, o sistema previdenciário evita fraudes e pagamentos indevidos.
Os beneficiários que não validarem a comprovação podem ter as aposentadorias e pensões suspensas.
Para saber a data de validade da prova de vida, o beneficiário do IPMC faz a consulta no site do Instituto, mediante inclusão do CPF e da senha.