Texto divulgado após o período eleitoral.
Aposentados e pensionistas foram convocados pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) e devem regularizar a prova de vida para que o pagamento das aposentadorias e pensões seja mantido. Dos 148 beneficiários alertados, 104 tiveram a prova de vida vencida neste mês de setembro e devem colocar a comprovação em dia, entre os dias 20 e 27 de setembro. O horário é definido individualmente. Confira a lista AQUI.
Outros 44 beneficiários foram convocados em meses anteriores e não compareceram. Para garantir o recebimento do benefício nos próximos meses, eles têm prazo máximo até 4/10 e podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Veja a relação.
Os aposentados e pensionistas convocados devem realizar prova de vida na sede do Instituto, no térreo do Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – Alto da Glória). São necessários documentos de identificação e comprovante de endereço. Os editais, publicados no site do IPMC, podem ser consultados neste link.
Procedimento nacional
A prova de vida é obrigatória a todos os beneficiários e importante para a prevenção de pagamentos indevidos ou fraudes no sistema previdenciário municipal . Ela pode ser feita pelo aplicativo GOV.BR. O procedimento é validado automaticamente em atendimentos médicos pelo SUS de Curitiba ou no plano de saúde dos servidores, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS).
Para verificar a validade da prova de vida, basta fazer login, com CPF e senha no site do IPMC. Logo abaixo da barra de pesquisa na página inicial, você pode consultar as informações.
Manter e-mail, telefone e endereço atualizados no portal garantem o recebimento de avisos, quando for necessário. Aos beneficiários com prova de vida irregular, são enviadas correspondências, e-mail e mensagens.
Alerta
O IPMC faz um alerta aos beneficiários que validam a sua prova de vida em atendimentos nos serviços do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), o plano de saúde dos servidores aposentados e pensionistas. A comprovação é assegurada quando realizadas consultas, exames e outros atendimentos no Centro de Saúde ou na rede conveniada. A exceção é para o atendimento odontológico da cooperativa Dental Uni, que não valida a prova de vida.
Além do ICS, o procedimento é atualizado por 12 meses sempre que o aposentado ou pensionista utiliza os serviços do SUS de Curitiba. A prova de vida pode ser feita ainda utilizando o portal GOV.BR, no mês de aniversário do beneficiário.