Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Boa governança

IPMC apresenta resultados de 2023 em audiência pública e faz alerta sobre custo do sistema previdenciário municipal

Audiência pública online do IPMC. Na imagem, Presidente Ary Gil Merchel Piovesan. Curitiba, 17/05/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

A relação entre o número de servidores da ativa e os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) foi um dos assuntos apresentados pelo presidente do Instituto, Ary Gil Merchel Piovesan, durante audiência pública online realizada na manhã desta sexta-feira (17/5). A reunião tratou de temas como governança corporativa, gestão financeira e atuarial e políticas de investimento.

Piovesan apresentou aos participantes que acompanharam a audiência de forma remota o custo necessário à garantia dos mais de 20 mil benefícios pagos mensalmente. Segundo dados de 2023, serão necessários R$ 19,8 bilhões ao longo do tempo.

"Por outro lado, com base no mesmo levantamento, temos 26 mil servidores ativos, que também são cobertos pelo IPMC. Quando eles se aposentarem, seus benefícios terão custo de R$ 12,4 bilhões", comparou o presidente. O cálculo leva em conta a expectativa de vida de cada servidor ativo e as regras definidas na atual legislação municipal e federal.

Gil destacou que a contribuição dos servidores ativos garante o pagamento dos atuais aposentados e pensionistas. Ele explicou que a proporção deveria ser de quatro servidores ativos para um beneficiário, mas atualmente é de 1,3 ativo da Prefeitura de Curitiba para cada aposentado ou pensionista do IPMC. "Até a década de 1970 havia mais gente trabalhando do que aposentada. Esta característica demográfica mudou em Curitiba e em todo o país. Isso tem impacto financeiro e atuarial na gestão previdenciária", alertou.

Destaques do ano 

Em 2023, o IPMC organizou o primeiro encontro de preparação para a aposentadoria, que fez com que os participantes pudessem refletir sobre seu futuro, saúde e bem-estar, aspectos financeiros e a importância de um plano de vida. O presidente do IPMC informou que haverá outros encontros neste modelo para servidores da Prefeitura que estejam perto de se aposentar.

O ano marcou também a consolidação do novo modelo da prova de vida, que possibilitou aos beneficiários do IPMC regularizarem a prova de vida por quatro meios diferentes: usando os serviços de saúde da cidade (SUS) ou o plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), acessando o aplicativo GOV.BR ou comparecendo ao IPMC.

O Instituto implantou também no último ano, um novo local de atendimento, facilitando o acesso dos beneficiários. Localizado no piso térreo do Edifício Delta, o espaço é mais amplo. 

Durante a Expo Educação Internacional 2023, a equipe do IPMC realizou a simulação de aposentadoria e tirou dúvidas sobre previdência dos servidores da Educação que passaram pelo estande. O presidente do IPMC informou que, novamente neste ano, o IPMC levará informações sobre o regime próprio de previdência durante o evento que acontece na semana que vem.

Contato com o IPMC

Para entrar em contato com o IPMC, basta ligar para o número (41) 3350-3660. Agendamentos para atendimento presencial devem ser feitos através da Agenda Online. Para obter informações, sugerir, reclamar, elogiar ou denunciar, os servidores podem utilizar o serviço Fale Conosco/Ouvidoria