Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Servidores

IPMC agradece aos servidores aposentados pela ajuda na construção de Curitiba

Cerimônia de aposentadoria de novembro Curitiba, 07/11/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

Durante a cerimônia de aposentadoria, na tarde desta quinta-feira (7/11), no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), no bairro Alto da Glória, 31 servidores da Prefeitura de Curitiba receberam a portaria e o certificado de reconhecimento e iniciaram uma nova fase de vida. Os participantes foram instruídos e homenageados pela participação na formação da cidade. 

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Primeiro violinista da Camerata celebra 50 anos de dedicação e trabalho na Prefeitura de Curitiba

Com 43 anos de contribuição na Prefeitura, Janaina Lara Loureiro das Neves, de 62 anos, sente que fez a sua parte para a construção de Curitiba. “Estou me sentindo feliz com meu legado, minha participação e dedicação. É muita honra. Estou saindo de cabeça erguida”, conta a servidora, que trabalhou na Procuradoria-Geral do Município, no atendimento da área de Dívida Ativa. 

Janaina espera fazer um curso de podologia e faculdade de psicologia durante a aposentadoria. “Agora é uma nova caminhada e me sinto preparada. Como dizia minha mãe, nunca é tarde”, diz a servidora que também pretende fazer viagens e encontrar a família. 

Irene Sanae Maie, de 64 anos, recebeu a portaria acompanhada dos seus cinco irmãos, todos já aposentados. “Foi uma homenagem deles, que vieram me prestigiar, a última da família a se aposentar”, conta. 

Ela trabalha na Prefeitura de Curitiba há 40 anos e há 30 na Procuradoria Fiscal. “Com a aposentadoria, sinto liberdade. Vou fazer as coisas que já faço com menos pressa. A academia será de tarde e o almoço mais calmo. Também quero fazer cursos, viagens e passeios”, explica. 

O médico Gutemberg Aride Duarte, de 65 anos, tem 29 anos de contribuição como servidor. “Tenho a sensação de dever cumprido. Na minha cabeça passa a história toda desde o primeiro dia que cheguei na Prefeitura de Curitiba. Eu aprendi e cresci muito como profissional e pessoa. Sou muito grato”, conta Gutemberg, que se aposentou de uma de suas duas matrículas na Saúde da Prefeitura. 

Essenciais na formação de Curitiba 

O diretor de Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, reforçou aos recém-aposentados a importância do trabalho do servidor para a cidade. “Curitiba deve a você aquilo que ela é. É o conjunto das nossas atitudes que a faz ser um espaço limpo e organizado. O diretor Francis Ford Coppola veio até Curitiba para a estreia do filme Megalopolis, pois a equipe dele pesquisou lugares com características singulares e ele ficou encantado com a nossa cidade”, afirma. 

Os servidores foram orientados sobre diversos temas ligados à aposentadoria pela gerente de Relacionamento do IPMC, Danielle Sass. “Vocês devem fazer a prova de vida anualmente. Uma das maneiras são os atendimentos pelo Instituto Curitiba de Saúde, que validam a prova de vida. A única exceção são as consultas odontológicas”, explica. O procedimento também pode ser regularizado pelos atendimentos presenciais na sede do Instituto, pelo aplicativo do GOV.BR e pelo SUS de Curitiba. 

A representante da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), Maria Liane Brun, explicou aos participantes sobre os cursos, oficinas, viagens e passeios oferecidos pela associação. “Vocês tem um lugar de convívio amigável com vários benefícios. Convido vocês a conhecerem o espaço”, diz. 

Durante a cerimônia, o coordenador da Central de Relacionamento do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Rubens Nadolny, também explicou aos aposentados os diferentes planos de saúde para servidores e os programas do ICS. “As condições do seu plano como aposentado continuam as mesmas de quando era servidor ativo”, reforça.