O Departamento de Política sobre Drogas, ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, ampliou os atendimentos do projeto Intervidas neste mês de agosto. O projeto tem como objetivo fazer abordagens a dependentes químicos em locais públicos da cidade para oferecer serviços especializados.
Desde a pandemia, o atendimento estava concentrado no Viaduto do Capanema, junto ao Programa Mesa Solidária. Agora as abordagens também irão acontecer nas praças da cidade.
Na última semana, as ações ocorreram nas praças Rui Barbosa e Osório. Os dias de atendimento também foram ampliados.
Segundo o diretor do Departamento de Política sobre Drogas, Thiago Ferro, além de oferecer encaminhamentos para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), unidades de saúde, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros Pop, a equipe também atua junto às comunidades terapêuticas cadastradas.
“Nossas equipes fazem busca ativa daquelas pessoas que são usuárias de drogas que estejam em situação de rua e encaminham aqueles que demonstram interesse para uma das onze unidades terapêuticas registradas no Conselho Municipal de Política Sobre Drogas”, explica Ferro.
Agosto Jovem
Com o objetivo de atuar na prevenção, durante todo o mês de agosto, uma série de ações em parceria com à Assessoria da Juventude da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), serão realizadas em Colégios Estaduais em alusão ao Agosto Jovem, campanha nacional para jovem que reúne diferentes redes, organizações e agentes de política publicas da juventude de todo o Brasil.
Voluntariado
Diversas ações de prevenção ao uso de drogas são realizadas com a ajuda de voluntários. É o caso de um grupo de voluntários americanos que esteve em missão no Brasil na última semana.
Além de oferecer atendimentos, eles participaram de ações de autocuidado em um hotel social da capital e também visitaram projetos feitos com jovens em colégios estaduais.