Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 8 anos

Interverções urbanas melhoram mobilidade na Regional Cajuru

O prefeito Rafael Greca e o secretário de Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc, Luiz Fernando Jamur, assinam licitação para construção do Terminal do Capão da Imbuia. Curitiba, 18/12/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

As obras de mobilidade e integração viária transformaram a realidade dos moradores da Regional Cajuru, formada por quase 250 mil habitantes dos bairros Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba e Tarumã. Nos oito anos da gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, foram realizadas obras (executadas ou em andamento) em 164,8 km de ruas.

BRT Leste/Oeste

Entre as obras em andamento estão as do Ligeirão Leste/Oeste que integram os lotes 4.1 e 4.2 para o acesso ao novo Terminal Capão da Imbuia. São obras de requalificação viária que visam modernizar, agilizar e tornar mais sustentável o transporte coletivo na cidade.

As intervenções ocorrem na canaleta exclusiva dos ônibus, nas vias lentas e nas calçadas, totalizando 5,4 km de melhorias desde a Avenida Prefeito Maurício Fruet até o Terminal Centenário. O binário Nivaldo Braga/Olga Balster faz parte do itinerário e foi inaugurado pelo prefeito Rafael Greca este ano. Além disso, o projeto contempla reformas dos terminais Oficinas e Centenário.

Também continuam em implantação na regional as obras viárias para a chegada dos ônibus elétricos do Novo Inter 2, além do Complexo Tarumã no viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral. O Complexo Tarumã ganhará estações de ônibus e requalificação de 12 ruas do entorno, das praças públicas Cova da Iria e Mauro Ferreira.

Valorização

Para os moradores, a mudança na rotina, devido às obras, exige paciência, mas de acordo com o servente Luiz Miguel de Lima, 75 anos, ver a região transformada com as melhorias faz valer a pena. Ele mora há 37 anos na Rua Sinfonia, que cruza a Rua Capitão Guilherme Bianchi, e terá todo seu caminho requalificado. “Para nós é uma riqueza. Vai valorizar o imóvel, melhorar as calçadas, vai ficar bom para os moradores”, disse Lima.


Pavimentação e mobilidade

As principais ruas dos bairros da Regional Cajuru foram requalificadas. O programa Asfalto no Saibro, por exemplo, recuperou várias ruas que ficaram livres de poeira e lama, como Alceu Ferreira, entre Canal Belém e final de rua (Guabirotuba); João Ribas de Oliveira, entre Canal Belém e Alceu Ferreira (Guabirotuba); Simão Guebur (Uberaba); Avenida Coronel Augusto de Almeida Garret (Tarumã); Nelson Antonini (Capão da Imbuia); Marginal da BR-277 – entre Hamilton Portugal Pereira e Alfredo Barcik (Cajuru); Alessandra Ferreira Martins, entre Leonardo Novicki e Custódio Borges de Andrade (Cajuru).

Manutenção asfáltica

A manutenção do asfalto também foi contínua. Foram melhoradas vias importantes como a Rua da Fundição e a Rua do Fogo (Guabirotuba)

No Tarumã, foram revitalizadas ruas como a Prof. Rubens Gomes de Souza. No Capão da Imbuia, as ruas Francisco Mota Machado, Antônia Reginato Viana e Benedito Conceição.

As equipes da Prefeitura de Curitiba requalificaram também a Rua Niterói, no trecho de 1,7 km entre a Rua Trindade e a BR-277 (Cajuru), e a Rua Suécia (Tarumã), além do implemento de novas calçadas e paisagismo. Foram revitalizadas ainda 11 ruas no entorno da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag e da Unidade de Saúde Cajuru.

Binários

Em oito anos, a Prefeitura também finalizou as obras complementares do binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, na ligação entre o Jardim Botânico e o Tarumã, e criou os binários João Itiberê/Dr. Hugo de Barros, Niterói/Sebastião Marcos Luiz, Pedro Bocchino/Enedina Alves Marques, Osmário de Lima/Eng. Alberto Monteiro de Carvalho.

Macrodrenagem

Contra cheias e enchentes, houve contenção do Córrego Jardim Natália, implantação de galeria celular no córrego da Rua Doutor Estevam Ribeiro de Souza Netto, das galerias na Rua Natal com Córrego Vila Oficinas e Presidente Wilson com Alphonse Daudet ao Rio Belém. Foram executadas também as obras de macrodrenagem na Rua Aviador Armin Buher e na bacia de contenção na sub-bacia do Rio Atuba.

Saúde

Cinco unidades de saúde receberam reforma: Trindade, Cajuru, Camargo e São Domingos, no Cajuru, e US São Paulo, no Uberaba. Também foram entregues a reforma de todas as clínicas odontológicas da regional.

Educação

Na Educação, a atual gestão entregou 3 CMEIs: Corina Ferreira Ferraz (Uberaba), Ana Gracia (Cajuru) e Salomé Machado (Uberaba, unidade municipalizada). Foram entregues ainda cinco Faróis do Saber e Inovação: César Pernetta (Uberaba), Emiliano Perneta (Cajuru), Pablo Neruda (Capão da Imbuia), Herbert de Souza (Uberaba) e Samuel Chameki.

A Prefeitura revitalizou também as unidades de Educação Integral (UEIs) Ayrton Senna da Silva e Professora Maria de Lourdes Pegoraro. Além disso, foi entregue a quadra coberta da Escola Municipal Durival Britto e Silva, no bairro Cajuru.

Os estudantes da Escola Municipal Senador Enéas Faria, no Cajuru, ganharam ainda um espaço de aprendizado e recreação no contraturno escolar totalmente renovado, com finalização das obras de revitalização da Unidade de Ensino Integral (UEI), entregue em novembro, pelo prefeito Rafael Greca.

Meio Ambiente

A gestão fez o plantio de 7,3 mil mudas (até 19/7) nos bairros Capão da Imbuia, Tarumã e Cajuru simultaneamente às obras do Novo Inter 2, na Victor Ferreira do Amaral. Houve ainda a abertura da Escolinha da Flora (Família Folhas), no Horto Municipal do Guabirotuba e a instalação do novo Ecoponto, no Cajuru, para descarte correto de resíduos. A Prefeitura promoveu ainda restauração da passarela do Museu de História Natural e a revitalização do Parque Linear Cajuru.

Segurança alimentar

A Prefeitura abriu a primeira Fazenda Urbana de Curitiba no Cajuru e implantou outras 15 hortas comunitárias na Regional. A gestão também abriu a Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola, com espaço do Mesa Solidária, programa que serve refeições gratuitas. Também foram reformados quatro Armazéns da Família e inaugurada a Feira Noturna Jardins das Américas.

Ação social e habitação

Nos programas da Ação Social, foram abertas as Unidades de Acolhimento Institucional Cajuru e Capão da Imbuia. Na habitação, 1,1 mil famílias foram beneficiadas com obras de infraestrutura e regularização fundiária. Também foram entregues 1.135 títulos de propriedade na regional. A Prefeitura também entregou 48 moradias nos conjuntos Vila Acrópole, Moradias Alamanda, Lorena, Savana e União Ferroviária.

Esporte e lazer

O Centro de Iniciação ao Esporte - Parque Olímpico do Cajuru foi inaugurado com a pista municipal de BMX Supercross (bicicross) e paredões de escalada. Também houve reforma do Centro de Esportes Vila Oficinas e reestruturação do Centro da Juventude Audi-União (Uberaba). Além disso, novas quadras de areia foram instaladas na Vila Acrópole (Cajuru).

Inovação

O segmento foi potencializado com a inauguração do primeiro Fab Lab de Curitiba, laboratório de fabricação por prototipagem equipado com impressora 3D, na Rua da Cidadania do Cajuru.


Em alta