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Reunião pública

Intervenções do Inter 2 de Curitiba são explicadas a moradores e comerciantes do Capão da Imbuia e Tarumã

Intervenções do Inter 2 são detalhadas para moradores e comerciantes do Capão da Imbuia e Tarumã. Foto: Divulgação

Moradores e comerciantes dos bairros Tarumã e Capão da Imbuia participaram da reunião pública prévia realizada na quinta-feira (26/10), no auditório da Rua da Cidadania da Administração Cajuru. Durante o encontro, puderam conhecer mais detalhes das intervenções previstas no Lote 4 do Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade de Operação da Linha Direta 2/Interbairros II, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.

As reuniões públicas pré-obra são essenciais para o esclarecimento das comunidades diretamente afetadas pelos trabalhos. A Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), gestora dos contratos multilaterais do município, promoveu o encontro, com o apoio da equipe da Administração Regional Cajuru.

As obras no Lote 4 vão ocorrer na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, e nas ruas Hayton da Silva Pereira, 21 de Junho, Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, no Capão da Imbuia. No total, serão 3,5 mil metros de infraestrutura viária completa, com drenagem, terraplanagem, pavimentação, iluminação pública, paisagismo e novas calçadas.

A obra vai começar em novembro, no cruzamento da Rua Osmário de Lima com a Paulo Kissula, em direção à Linha Verde. Outro ponto de início dos trabalhos é a esquina das ruas 21 de Junho e Olga Balster. “Já há outras intervenções na região, e o desafio aqui é organizar o plano de ataque da empreiteira para diminuir os transtornos provocados pelas execuções simultâneas”, explica o engenheiro civil Nei Celso Boff, diretor técnico da Utag.

A região vem recebendo intervenções viárias robustas há 10 meses, quando iniciaram as obras do binário Olga Balster/Nivaldo Braga. Em janeiro deste ano, também foram iniciadas as intervenções no Complexo Tarumã, com o fechamento da rotatória abaixo do viaduto da Victor Ferreira do Amaral sobre a Linha Verde.

Depois de concluídas, as obras darão mais fluxo ao trânsito, privilegiando a circulação do transporte coletivo, como as linhas metropolitanas e a operação das linhas Linha Direta 2 e Interbairros II. São intervenções que complementam o sistema viário desse trecho e promovem o desenvolvimento social e econômico dos bairros do entorno, conforme as diretrizes do plano diretor da cidade.

A valorização imobiliária é um dos benefícios indiretos do programa, pois promove a revitalização de estruturas viárias que podem impactar no zoneamento urbano e uso do solo. As ruas que têm a categoria modificada puxam também o potencial construtivo do imóvel, alterando o perfil de ocupação da região.  

Também foram explicados os processos de supervisão ambiental e social, e como funciona a comunicação do andamento da obra para as comunidades diretamente afetadas. A cada avanço de trecho, as secretarias envolvidas – Obras Públicas, Urbs, Setran, Comunicação Social – divulgam as informações, sejam bloqueios de trânsito parciais e temporários ou desvios de itinerários de linhas de transporte coletivo.

Projeto

O Projeto Inter 2 vai promover melhorias nos 38 km do itinerário de duas das linhas mais carregadas da cidade, o Inter 2 e o Interbairros II. O impacto é direto na rotina de mais de 580 mil moradores de 28 bairros da capital e um total de 181 mil passageiros por dia útil. As benfeitorias incluem novas estações, faixas de ônibus exclusivas e/ou preferenciais para o transporte coletivo, e um novo mini terminal, no Santa Quitéria