Curitiba agora integra oficialmente a City Youth Engagement Network, iniciativa do C40 Cities, rede internacional que reúne grandes centros urbanos comprometidos com o enfrentamento das mudanças climáticas por meio de soluções sustentáveis. A adesão reafirma o protagonismo da capital paranaense na construção de políticas públicas ambientais com participação ativa da juventude.
Como parte dessa estratégia, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e em parceria com a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, promoveu nesta terça-feira (22/4) o evento Jovens Protagonistas pelo Clima, no Centro da Juventude Audi União, no Uberaba.
A atividade reuniu 45 jovens em ações práticas formativas que incentivam a reflexão sobre os problemas ambientais nos bairros e fomentam o engajamento da juventude como multiplicadora de boas práticas. A meta do município, alinhada aos compromissos do C40, é contribuir para triplicar a produção de energia limpa até 2030, envolvendo a juventude como agente de transformação.
Durante o encontro, Marcos Roberto Ribeiro Camargo, de 16 anos, participante do Programa Agentes de Cidadania, destacou a importância do envolvimento direto dos jovens nos temas ambientais.
“O dia serviu para conscientizar os participantes sobre o cuidado com o nosso planeta. Trocamos experiências com pessoas de diferentes regiões e percebemos que muitas comunidades enfrentam os mesmos desafios. A solução pode parecer grande, mas se cada um fizer sua parte, podemos transformar o meio em que vivemos”, afirmou Marcos.
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, destacou o papel estratégico da juventude curitibana.
“Investir no protagonismo juvenil é acreditar em soluções inovadoras para os grandes desafios da nossa cidade e do planeta. Os jovens têm energia, criatividade e consciência social e quando são envolvidos desde cedo nas decisões e ações, tornam-se agentes reais de mudança.”
O evento contou ainda com a mediação de Renata Carneiro e Gisele Pierozan (Secretaria da Mulher e Igualdade Racial), Patricia Raksa (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e André Felipe de Liz (Cohab). Representando a Smelj, participaram os coordenadores Álvaro Consalter e Raphael Di Giulio.