Como parte das celebrações do Dia da Consciência Negra (20/11), a Secretaria Municipal de Educação promove neste sábado (5/11) uma integração com famílias na Escola Municipal Dona Pompília, no Tatuquara.
A programação, que acontece no período da manhã, com participação aberta a toda comunidade, terá oficinas de boneca de pano Abayomi, estamparia, contação de histórias, dança afro e chás de origem africana.
O encontro termina às 12h com um desfile de estudantes negros.
Temas
A boneca Abayomi é um importante símbolo de resistência negra. Sua história remonta à escravidão, quando mães tentavam amenizar o sofrimento dos filhos presenteando-os com uma boneca feita de retalhos de tecido, sem costura ou cola.
Na língua Iorubá, Abayomi significa tanto “meu presente” quanto “encontro precioso”. As bonecas têm vários tamanhos, de 2 a 120 centímetros. O acabamento pode ser feito com reaproveitamento de materiais como fita, miçangas e bijuterias.
Os participantes da oficina receberão os materiais necessário para confeccionar uma boneca e terão orientação de uma professora.
No encontro sobre estamparia, serão apresentadas as várias referências de peças de vestimenta africana, mostrando as singularidades de algumas etnias.
Histórias africanas, já trabalhadas em sala de aula, serão apresentadas no sábado, que terá gravação de vídeo com contos como o macaco do nariz branco, a gazela e o caracol, entre outros.
A oficina de chás mostrará a história de plantas medicinais de origem africana, usadas tanto em práticas religiosas como em terapias de saúde. O conhecimento costuma ser passado de geração em geração.
Serviço
Integração de Famílias – Consciência Negra
- Escola Municipal Dona Pompília.
- R. Jovenilson Américo de Oliveira, 240. Tatuquara.
- Tel.: (41) 3396-2219
- 5/11, sábado.
- Das 8h às 12h.