Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Laços no Mercosul

Integração metropolitana é prioridade em acordo de cooperação entre Curitiba e cidade argentina, diz Greca em visita a Ezeiza

Integração metropolitana é prioridade em acordo de cooperação com cidade argentina, diz Greca em visita a Ezeiza. Ezeiza, 06/06/2024. Foto: Divulgação

Um acordo de cooperação e amizade entre as cidades de Ezeiza, na região de Buenos Aires, na Argentina, e Curitiba foi assinado nesta quinta-feira (6/6) entre os prefeitos Rafael Greca e Gastón Granados. A solenidade aconteceu na Prefeitura de Ezeiza, um dos pontos do roteiro de visitas técnico-culturais de Greca ao país vizinho, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

“Hoje formalizamos o estabelecimento desse acordo. Para eles, já somos referência em políticas de sustentabilidade, transporte público e enfrentamento de mudanças climáticas. Da nossa parte, temos muito interesse em dialogar sobre integração metropolitana”, disse Greca sobre Ezeiza. Com pouco mais de 200 mil habitantes, a cidade é sede do principal aeroporto de Buenos Aires e fica a cerca de 30 quilômetros da capital portenha.

Referências bilaterais

Greca e Granados se conheceram em Curitiba, em maio, quando o prefeito argentino esteve na capital paranaense, visitou o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e conheceu a plataforma Hipervisor Urbano. Granados, então, convidou o anfitrião para dar continuidade ao diálogo iniciado na ocasião e que deu origem à parceria. O próximo passo do acordo será a vinda de uma delegação da cidade Argentina a Curitiba, em data a ser definida.

Também participaram da solenidade o prefeito da cidade metropolitana de Pilar, Federico Achaval; o secretário de Tecnologia da Informação, Mariano Funes; e o reitor da Universidade Provincial de Ezeiza, Daniel Galli. A instituição de ensino superior foi a primeira da América Latina a oferecer cursos na área aeroportuária, vocação econômica da cidade.

Em alta