Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

40ª Oficina de Música

Instrumentos já estão em cena para receber os 1,3 mil alunos da Oficina de Música de Curitiba

Preparativos nas salas de aula da PUCPR para a 40 oficina de Música de Curitiba - Curitiba, 24/01/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A partir desta quinta-feira (26/1), cerca de 1,3 mil alunos estarão em Curitiba mergulhados em notas, ritmos e timbres. Com professores de altíssimo nível e uma grande pluralidade de estilos, a 40ª Oficina de Música de Curitiba atrai instrumentistas e cantores de todo o Brasil e do mundo. 

Para receber todo esse contingente de alunos e professores, pianos, cravos, trompetes e flautas e dezenas de outros instrumentos já estão nas salas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e nos outros sete espaços onde acontecerão as aulas durante os 12 dias da Oficina de Música, até 5 de fevereiro.  

Nesta 40ª edição são 90 cursos bem diversificados, conseguindo atrair todos os gostos com aulas de música antiga, erudita, popular e até mesmo cursos de música e tecnologia, infantojuvenis e de formação de docentes. As aulas ainda receberão representantes de 17 estados do país e de nove países diferentes.

Dos 1.300 alunos, 890 são residentes do Paraná, sendo 760 de Curitiba e Região Metropolitana. A Oficina também atraiu visitantes dos estados vizinhos com 147 inscritos de São Paulo e 88 de Santa Catarina.

Além disso, com 49 inscrições, os cursos de Música Popular Brasileira são extremamente procurados por alunos estrangeiros, de países da América Latina como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e até mesmo países europeus como Alemanha, França, Espanha e Itália.

Para os amantes de música, a Oficina também é um ótimo momento para encontrar algumas inspirações dentro da área. A aluna de música da UFPR, Yuria Santamaria Pismel, vê na Oficina uma maneira de aprimorar seus conhecimentos técnicos com músicos de renome como Hércules Gomes.

“O Hércules é um pianista de renome, acompanho a carreira dele faz um bom tempo, porque é um ótimo instrumentista e me inspira. Saber que vou poder ter aula com ele me animou a me inscrever e participar” explica Yuria.

E pela primeira vez na Oficina de Música, o paulista Johnny Martins vem especialmente para fazer aula de regência orquestral com o professor Abel Rocha e está animado. “Desde que eu comecei meus estudos na música, eu sempre ouvi falar que a Oficina de Curitiba é uma referência".

Além disso, muitos dos professores também participam de outras ações da Oficina de Música, como os diversos espetáculos.