Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais oportunidades

Instituto vai oferecer cursos de tecnologia para filhos e netos dos catadores de recicláveis de Curitiba

Prefeito Rafael Greca recebeu os fundadores do Instituto Catadores de Futuro e da Unilehu em seu gabinete - Curitiba, 24/08/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Filhos e netos de catadores de materiais recicláveis de Curitiba vão ter novas possibilidades de estudo e de futuro a partir deste ano. No dia 18 de setembro será lançado o Instituto Catadores de Futuro, uma instituição que, em parceria com a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), vai oferecer cursos de Tecnologia da Informação para os filhos e netos dos catadores de recicláveis da cidade.

O prefeito Rafael Greca se reuniu com os fundadores do Instituto Catadores de Futuro e da Unilehu, nesta quinta-feira (24/8), na Prefeitura de Curitiba. Greca foi convidado para o evento de lançamento do instituto. 

Com a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, Greca explicou como a Prefeitura de Curitiba apoia as 40 associações que participam do programa Ecocidadão

O objetivo principal do programa municipal é melhorar a qualidade de vida dos catadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais reciclados. Cada associação participante recebe remuneração conforme a quantidade de material recebido, valor que é utilizado para cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões.

“Também temos o programa Empregotech, que é coordenado pelo Vale do Pinhão da Agência Curitiba de Desenvolvimento. Oferecemos cursos gratuitos de informática e de tecnologia para os jovens. Podemos ter uma parceria e oferecer esses cursos para o Instituto Catadores de Futuro também”, explicou Greca.

“Será uma honra contar com o senhor prefeito neste processo de inauguração do Instituto Catadores de Futuro. Vamos oferecer cursos gratuitos para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos. Ao final do curso eles estarão preparados para trabalhar em uma empresa no nível de suporte de informática”, disse Solange de Freitas, presidente do Instituto Catadores de Futuro.

Também participaram da reunião a fundadora do Instituto Catadores de Futuro, Joana d´Arc Pereira, a diretora da Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), Yvy Karla Abbade, e o diretor de Relações Institucionais da Unilehu, Henry Xavier.