O programa Mesa Solidária ganhou, nesta sexta-feira (16/12), um novo parceiro. O Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) agora passa a servir todos os dias 350 almoços gratuitos, das 12h às 14h, no Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Praça Tiradentes.
Na ocasião do ingresso da entidade para o programa da Prefeitura, o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, inaugurou uma nova cozinha na Praça Plínio Tourinho, ao lado do Centro POP Solidariedade, no Jardim Botânico, local que servirá para o preparo das refeições pelo INRua.
Gusi enalteceu a nova parceria com o Instituto afirmando que o trabalho conjunto vai ajudar muitas pessoas que necessitam.
“Como sempre diz o nosso prefeito Rafael Greca, o primeiro degrau para o resgate social é a mesa, e graças ao Mesa Solidária, essas pessoas que estão em situação de rua podem se alimentar em espaços limpos e mais confortáveis”, disse o secretário.
O presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua, Leonildo Jose Monteiro Filho, afirmou que agora as pessoas que antes eram servidas por eles na Praça Rui Barbosa e Tiradentes, vão ganhar um lugar limpo e protegido para se alimentarem com dignidade.
“A população de rua agora sai das praças, onde as pessoas precisavam se alimentar em lugares não apropriados para uma refeição. É um dia histórico pra todos nós, celebrando o trabalho em conjunto entre o INRua e o poder público, para que possamos juntos combater a fome”, salientou ele.
Mesa Solidária
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.
Hoje são três os espaços atendendo o Mesa Solidária: o Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa (Centro), o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro), e o novo ponto na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, inaugurado em março deste ano no Viaduto do Capanema.
Participaram da inauguração os vereadores Pier Petruzziello, Marcio Barros e Professora Josete; o superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; o gerente do Programa Mesa Solidária, Admaro Anderson Pinto; e o assessor técnico da presidência da FAS, Anderson Cristian Walter.