Neste sábado (27/8), a população de rua que fizer refeição no Mesa Solidária Luz dos Pinhais, na Praça Tiradentes, vai provar um lanche com o sanduíche Big Mac da rede McDonald's, refrigerante e picolé de chocolate.
Voluntários do Instituto Haroldo Jacobovicz, associação de direito privado, sem fins lucrativos, serão os responsáveis pelo almoço que vai servir 180 lanches.
A ação faz parte do movimento Mc Dia Feliz, que reverte o valor dos Big Macs consumidos na data para instituições que fazem tratamento do câncer infantojuvenil. Em Curitiba, os valores vão para o Hospital Erastinho.
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.
Hoje são três os espaços atendendo o Mesa Solidária: o Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa (Centro), o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro), e o novo ponto na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, inaugurado em março deste ano no Viaduto do Capanema.
Além do programa Mesa Solidária, neste ano a ação do Mc Dia Feliz distribuirá 730 lanches no Centro de Educação Infantil Dom Orione, Lar Fênix, Lar Bom Jesus, Lar Vovó Aninha, Lar Dona Vera, Centro de Educação Infantil Santa Luísa e na Casa da Sopa.
O Instituto Haroldo Jacobovicz foi criado em agosto de 2021 para dar continuidade às ações filantrópicas realizadas pela família Jacobovicz que há mais de 20 anos pratica a filantropia. Baseado em Curitiba, apoia instituições beneficentes que atendem crianças, idosos, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e animais abandonados.